Eleições 2020: 90 cidades baianas não elegeram mulheres para o legislativo

Em 90 cidades baianas nenhuma mulher foi eleita vereadora nas Eleições 2020. De acordo com o jornal Correio, que divulgou o balanço neste domingo (22), em 80 dessas cidades, o cargo da prefeitura também foi ocupado por homens. Pelos próximos quatro anos, não haverá então, nenhuma representação política feminina nesses locais.

Ainda segundo o jornal, os dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam que a Bahia teve, este ano, 13.196 mulheres candidatas a vereadoras nos 417 municípios, quase 2 mil a mais do que em 2016. Entretanto, 21,5% dos municípios não conseguiram eleger mulheres.

A situação aconteceu tanto em cidades de população reduzida como Itanagra, com 7,6 mil habitantes, e Cardeal da Silva, com 8,9 mil, e como em municípios que estão entre os maiores colégios eleitorais da Bahia, como em Teixeira de Freitas, que é o 10º maior colégio eleitoral do estado, com 138,4 mil moradores. Em Teixeira, não há representação feminina no legislativo e no executivo municipal.

Fonte: Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia