Vice-presidente diz que eleições não afetarão relações do Brasil com EUA

O vice-presidente Hamilton Mourão disse hoje que as relações entre o Brasil e os Estados Unidos permanecerão inalteradas independentemente do resultado das eleições americanas e da preferência do Governo pela vitória de Donald Trump.

“A relação do Brasil com os Estados Unidos é de Estado a Estado, independente de quem governa. Obviamente cada governo tem suas prioridades, suas características, mas continuaremos com os mesmos laços”, afirmou Mourão em entrevista no Palácio do Planalto.

Ele assegurou que as insistentes declarações do Presidente Jair Bolsonaro em apoio à candidatura de Trump não vão além de uma “opinião pessoal” e não afetarão as relações entre os dois países.

“Isso é um absurdo. É a opinião pessoal dele [Bolsonaro], embora quando o Presidente fala, ele o faz por todos, pelo Governo”, frisou Mourão.

Para o vice-presidente, as boas relações entre Brasil e EUA continuarão mesmo com a vitória do candidato democrata, Joe Biden, que já criticou a política ambiental do país.

Sobre isso Mourão, que comanda o Conselho da Amazônia, considerou que se Biden for eleito terá outras prioridades maiores para enfrentar do que contestar as políticas do Brasil.

“Pode ser que a equipe do Biden tenha uma ação mais incisiva [para o meio ambiente]. Mas vamos lembrar que os Estados Unidos estão entre os países que mais emitem gás carbônico no mundo. Então, primeiro, eles têm de resolver os problemas deles, para depois vir para o nosso”, disse.

Tanto Biden quanto a candidata a vice-presidente Kamala Harris fizeram duras críticas à atual política brasileira para a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta que sofre os maiores incêndios e ações de desmatamento em décadas, desde que Bolsonaro assumiu o poder.

As críticas surgiram inclusive no primeiro debate entre Biden e Trump na reta final da campanha eleitoral, em que o candidato do Partido Democrata disse que o Brasil deveria “parar” a “destruição” da Amazônia, caso contrário enfrentaria “consequências econômicas significativas”.

As declarações de Mourão aconteceram pouco depois de Jair Bolsonaro expressar seu apoio à candidatura de Trump. “Estou confiante na reeleição de Trump porque será bom para o comércio e as relações diplomáticas com o Brasil”, declarou Bolsonaro numa entrevista à rede de televisão CNN Brasil.

Mourão, por sua vez, defendeu que o Governo brasileiro mantenha a neutralidade. “A posição do Brasil tem de ser neutra, logicamente. Não temos nada a ver com os assuntos internos dos EUA“, concluiu o vice.

Os EUA realizam hoje uma eleição considerada a mais polarizada da história do país, na qual Trump, candidato à reeleição, e Biden, a quem as pesquisas atribuem ligeira vantagem, disputam o poder e o comando da Casa Branca nos próximos quatro anos.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia