Governo está ‘desesperado’ pelo comando da Câmara para avançar pauta de costumes, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (9) que o governo Jair Bolsonaro está “desesperado” para eleger um aliado para a presidência da Casa. O objetivo, segundo Maia, seria avançar pautas de costumes e “desorganizar” a agenda do meio ambiente.

O líder do PP e do Centrão na Câmara, Arthur Lira (PP-AL), lançou candidatura oficial ao cargo nesta quarta. Ele tem o apoio do Palácio do Planalto. No outro campo, está o grupo aliado de Maia, que ainda não definiu candidato – há pelo menos cinco nomes cotados.

“O governo está desesperado para tomar conta da presidência da Câmara dos Deputados. O governo está desesperado para desorganizar de uma vez por todas a agenda do meio ambiente neste país”, declarou.

Segundo o presidente da Câmara, “o governo está, de uma vez por todas, interessado em flexibilizar a venda e a entrega de armas neste país, entre outras agendas que desrespeitam a sociedade brasileira e as minorias. Infelizmente, pouca prioridade naquilo que é fundamental”.

Maia disse que, à frente da Câmara, não pautou nenhum projeto de costumes – por não concordar com as propostas e por acreditar que sejam matérias que dividem a sociedade e “atropelam” as minorias.

“Cada um vai defender um caminho. Hoje, eu vi na imprensa que o candidato do Bolsonaro defende votação dos projetos de costumes. Eu discordo, tanto discordo que não pautei e tenho certeza que o meu candidato terá um compromisso muito maior no campo da agenda econômica do que no enfrentamento de uma pauta de dividir a sociedade e de atropelar as minorias. Cada um tem um caminho. O caminho do governo, certamente, será esse”, disse.

A eleição para a escolha de quem irá presidir a Câmara no próximo biênio está marcada para o início de fevereiro. No entanto, os partidos já vêm se articulando nos bastidores. No domingo (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou placar de 6 votos a 5 para barrar a reeleição de Rodrigo Maia.

Na entrevista desta quarta, Maia mostrou intenção de se distanciar da pauta do Planalto e atrair, para o seu grupo, o apoio de partidos de oposição com quem tem conversado.

“Eu defendo outra pauta. Defendo a pauta da modernização do Estado brasileiro, da redução das desigualdades, da redução do desemprego, da redução da pobreza e isso se faz com uma agenda econômica que modernize o estado brasileiro e que garanta maior competitividade para o setor privado. É o que eu acredito. E, claro, a defesa das pessoas mais vulneráveis”, disse.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia