Biden recebe dossiê que recomenda suspensão de acordos entre EUA e governo Bolsonaro

O presidente Joe Biden e membros do alto escalão do novo governo dos EUA receberam nesta semana um dossiê que pede o congelamento de acordos, negociações e alianças políticas com o Brasil enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência.

O documento condena a aproximação entre os dois países nos últimos dois anos, e aponta que a aliança entre Donald Trump e Bolsonaro teria colocado em xeque a proteção da democracia:

“A relação especialmente próxima entre os dois presidentes foi um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias”, diz o texto, e continua com a recomendação de que Biden restrinja importações de madeira, soja e carne do Brasil, “a menos que se possa confirmar que as importações não estão vinculadas ao desmatamento ou abusos dos direitos humanos”, por meio de ordem executiva ou via Congresso.

O conteúdo do documento de 31 páginas foi divulgado pela BBC News Brasil. Ele foi escrito por professores de dez universidades, além de diretores de ONGs internacionais como Greenpeace EUA e Amazon Watch.

*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia