Postura de Bolsonaro pode levar a ‘verdadeiro extermínio da nossa população’, diz Bruno Reis

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse ontem (4), em entrevista à Rádio Metrópole, que a postura do presidente Jair Bolsonaro pode levar a um “verdadeiro extermínio da nossa população”. Após reconhecer a efetividade de algumas ações do governo federal, o prefeito afirmou que Bolsonaro errou durante a pandemia: “Ele poderia ter tido outra postura, poderia ter liderado esse momento, poderia estar a frente de todas essas medidas, poderia ter comprado a vacina na hora certa”.

“Continuar negando o coronavírus é um equivoco”, disse. “Isso pode virar um verdadeiro extermínio da nossa população, não há outro caminho nesse momento que não o isolamento social”.

Sobre o cenário da pandemia na capital baiana, que está cada vez mais perto do colapso, o prefeito respondeu que o decreto com medidas restritivas pode ser prorrogado novamente caso os números de casos da Covid-19 não diminuam no final de semana. “Os especialistas e até técnicos da Fiocruz dizem que as medidas começam a surtir efeito com 15 dias. Isso com base no vírus anterior. Nós temos aí uma cepa mais agressiva, uma cepa que tem o poder de contágio maior. Esperamos que ela não seja mais resistente, porque, se for, pode ser que afete esse cálculo. Mas todos dizem que a previsão é que no final de semana os números comecem a ceder. Se isso vier a ocorrer, tem alguma margem para uma retomada de algumas atividades. Se isso não vier a ocorrer, infelizmente, nem eu, eu sei que meus colegas prefeitos da região metropolitana e até mesmo o governador, nos temos obrigação de decidir com base na realidade que nós estamos enfrentando. E eu sei que todos eles têm responsabilidade e não querer nesse momento flexibilizar, porque não há outro caminho”, disse.

Bruno Reis afirmou ainda que está estudando uma forma de auxiliar o setor do entretenimento de Salvador, que está parado desde o início da pandemia. “Essa semana me reuni com a Ambev, Heineken, Coca-Cola, pedindo um apoio para que a gente possa apresentar alguma proposta para atender esse seguimento”, afirmou. “A minha ideia antes era, na retomada das atividades, após a imunização das três fases, começar a flexibilizar a realização de eventos, era dar estímulos, incentivos fiscais e apoio para esse seguimento. Mas diante da chegada dessa nova onda, dessa nova cepa, a gente está estudando algum tipo de apoio financeiro para esse seguimento que foi o mais impactado – foi o único que não voltou praticamente nesses 11 meses, é o mais sacrificado, e é um seguimento significativo da nossa cidade.

Além disso, sobre os transportes públicos, o prefeito afirmou que está em reunião com secretários para estabelecer um retorno escalonado das atividades, de forma a reduzir o efeito das aglomerações.

*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia