Rui anuncia mudanças no secretariado; PP amplia espaço e Podemos ganha secretaria

O governador Rui Costa (PT) anunciou, em live nesta terça-feira, 4, mudanças no secretariado da gestão estadual. A Secretaria de Planejamento do Estado será comandada pelo vice-governador João Leão (PP), enquanto que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta antes ocupada por Leão, passa a ser chefiada pelo deputado estadual Nelson Leal (PP).

De acordo com Rui, “outras alterações serão feitas ao longo da semana e, eventualmente, na próxima semana a gente conclui”. Nos bastidores, é previsto rearranjo em pelo menos cinco outras pastas. As alterações ocorrem em meio a um reposicionamento de forças políticas após as eleições de 2020 e também o embate em torno do comando da  Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Com as mudanças, o PSB assume a pasta da Agricultura, antes comandada pelo PDT, que fica à margem após acenar ao DEM com uma aliança para as eleições de 2022. Outro que perdeu espaço é o PL, que comandava o Turismo, e apoiou, em 2020, a candidatura do então candidato à prefeitura de Salvador, Bruno Reis (DEM), entrando na órbita da sigla comandada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

As alterações realizadas por Rui ampliou o espaço do PSB no governo. De acordo com informações de bastidores obtidas pelo site Bahia Notícias, o engenheiro João Carlos Oliveira da Silva, um nome do PSB que estava na Secretaria de Meio Ambiente (Sema), assume a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. A pasta tem um orçamento maior que o Sema, o que confirma o fortalecimento do raio de ação da sigla.

A indicação do irmão do deputado federal e presidente estadual do Podemos, João Carlos Barcelar, Maurício Bacelar, para o comando da Setur, chancela, também, o avanço do Podemos na aliança dos partidos da base aliada do governo do estado, com vistas às eleições em 2022.

Aliados do governador esperavam, com ansiedade e até certa contrariedade, as mudanças prometidas pelo Governo do Estado, que remontam a 2020, ao fim das eleições municipais.

Na semana passada, Rui nomeou a major da Polícia Militar Denice Santiago – que foi candidata do PT a prefeita de Salvador – para a superintendência de Violência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 5. Outras mudanças serão publicadas no Diário Oficial ainda esta semana.

*ATarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia