Procurador do TCU pede afastamento dos presidentes da Caixa e Banco do Brasil

Procurador do TCU pede afastamento dos presidentes da Caixa e Banco do Brasil

O subprocurador-geral do Ministério Público em união com o Tribunal de Contas da União (MP-TCU), Lucas Furtado, apresentou um pedido para que o órgão afaste temporariamente os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, de seus cargos. O pedido foi enviado nesta quarta-feira (8), à presidente da Corte, a ministra Ana Arraes.

O procurador analisou e entendeu que houve abuso de poder dos presidentes dos bancos públicos na briga entre eles e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que repercutiu até semana passada.

O pedido é para que tanto Guimarães quanto Ribeiro fiquem afastados dos cargos até que o tribunal decida sobre a questão.

O caso começou quando a Caixa e o Banco do Brasil ameaçaram se desfiliar da Febraban por entender que o teor do texto “A Praça é dos Três Poderes”, capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), seria crítico ao governo de Jair Bolsonaro. O presidente da Caixa chegou a ameaçar os bancos privados de perder negócios com o governo se assinassem o manifesto da Fiesp.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia