Relatório da CPI é lido nesta quarta; votação deve ocorrer na próxima semana

Foto: Reprodução/TV Senado

Instalada em 27 de abril, a CPI da Pandemia, no Senado, aproxima-se do seu desfecho nesta quarta-feira (20), a partir das 10hs, quando o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), vai ler o seu parecer. O relatório tem mais de mil páginas. Em função do volume de informações, a votação do texto só deve ocorrer na próxima semana.

Em quase seis meses de trabalho, a CPI da Pandemia colheu mais de 50 depoimentos e quebrou 251 sigilos. Minutas do parecer foram divulgadas, mas mudanças de última hora podem acontecer.

A expectativa é de que o parlamentar alagoano apresente a tipificação de 20 tipos diferentes de delito – entre eles epidemia culposa – e encaminhe o indiciamento de cerca de 70 pessoas.O documento também vai recomendar mudanças legislativas, que – caso aprovadas pelos 11 membros da CPI – passam a tramitar como projetos de lei no Congresso Nacional.

O relatório vai apontar a responsabilização civil, criminal ou política do presidente Jair Bolsonaro, ministros e ex-ministros, parlamentares e duas empresas (Precisa e VTClog). Caso o relatório seja aprovado, o material será enviado a diversas instâncias do Ministério Público Federal, que poderá aprofundar as investigações e vai decidir se apresenta denúncia à Justiça. O Tribunal Penal Internacional e a presidência da Câmara dos Deputados brasileira também receberão cópia da conclusão dos trabalhos da CPI. Com informações do G1.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia