Aprovação do governo Bolsonaro cai para 19%, aponta pesquisa Atla

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está baixa. Uma pesquisa realizada pelo Atlas, e divulgada pelo jornal Valor Econômico nesta segunda-feira (29), indica que 19% consideram a gestão ótima ou boa. Enquanto isso, 59,7% consideram como ruim ou péssima. 20% avaliam como regular. Esse índice é o mais baixo desde que Bolsonaro assumiu o governo federal. Além disso, a pesquisa aponta que 29,3% dos brasileiros aprovam seu desempenho na presidência, enquanto 65,3% o rejeitam.

A queda ocorre em meio à crise econômica que atinge o país: 59% dos entrevistados apontaram questões como desemprego, inflação, desigualdade social e pobreza como alguns dos principais problemas do Brasil.

Na pesquisa anterior, realizada em setembro deste ano, o índice de avaliações positivas era de 24%. Em maio, eram 31%. Desde então, a popularidade de Bolsonaro caiu de forma consecutiva nos estudos, feitos a cada dois meses.

A desaprovação, por sua vez, se manteve em 60% e outros 20% passaram a ver o desempenho do governo como regular, o grupo intermediário somava 14% no último levantamento.

Questionados sobre o maior problema do Brasil atualmente, 21,4% dos entrevistados marcaram a corrupção e 19,3% disseram que era a pobreza e a desigualdade social. Inflação e alta nos preços aparecem logo em seguida, com 16,7% das citações. Desemprego e falta de crescimento também foram lembrados pela população, com 6,8% e 6,5% das citações, respectivamente.

Segundo o levantamento, o trabalho individual do presidente também registrou baixa histórica. Ao todo, apenas 29% dos brasileiros disseram aprovar o desempenho de Bolsonaro no Planalto, o índice era de 32% em setembro.

A desaprovação a Bolsonaro também chegou ao maior patamar registrado, 65% dos entrevistados disseram que desaprovam o trabalho individual do ex-capitão. O número é o mesmo registrado em maio do ano passado, quando chegou a pior avaliação até então.

A pesquisa Atlas entrevistou 4.921 pessoas de forma on-line entre os dias 23 e 26 de novembro. A margem de erro é de um ponto percentual e o índice de confiança é de 95%.

Fonte: Bahia.ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia