Deputado Robinson Almeida promove ato em alusão ao 4 de Novembro, “Dia Estadual de Combate à Tortura”

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) promove, nesta quinta-feira (4), um ato público na Assembleia Legislativa em alusão ao “Dia Estadual de Combate a Tortura”. O evento acontece de forma híbrida (presencial e virtual), obedecendo os protocolos sanitários, como uso de máscara.

Na Bahia, o dia 4 de novembro foi instituído como “Dia Estadual de Combate à Tortura”, em 2019, pelo governador Rui Costa, depois da aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Robinson Almeida (PT).

A data sugerida, que passou a integrar o calendário oficial de eventos do Estado, coincide com o dia do assassinato do ex-deputado, poeta, guerrilheiro e torcedor do Vitória Carlos Mariguella, torturado e morto em uma emboscada, em São Paulo, pela ditadura militar em 1969. No mesmo dia, outros brasileiros, que também lutavam pela democracia, foram presos e torturados pelo regime de chumbo.

A lei é um marco na luta pela reafirmação dos direitos humanos e na defesa da democracia, enfatiza o deputado Robinson Almeida. O evento será em conjunto com o Grupo Tortura Nunca Mais, a Defensoria Pública da Bahia e diversos segmentos da sociedade. Ele também acontece no mesmo dia em que estreia no cinema a História do guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia