Tavares defende campanha permanente que incentive a redução do consumo de água

Foto: Divulgação

O deputado Pedro Tavares (DEM) apresentou na Assembleia Legislativa, da Bahia um projeto de lei para instituir uma “Campanha Permanente de Incentivo à Redução do Consumo de Água”, através das mídias e das unidades estaduais e municipais de ensino público.

O parlamentar defende que a proposta seja implementada através de campanhas publicitárias, de caráter educativo, inseridas nos veículos de comunicação em geral; por atividades educativas e informativas no âmbito da rede pública de ensino do Estado, extensível à rede pública municipal de ensino, por meio de convênio e parcerias com municípios ou outros entes públicos ou privados.

Segundo o Tavares, a ideia é conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir o consumo de água, além de estimular a população a reaproveitar as águas servidas, prestando, para tanto, orientação e apoio técnico à população e instruindo-a sobre os usos para os quais podem ser destinadas as águas servidas.

Na justificativa, o democrata argumenta que a água é um recurso natural finito e que, entre as causas das crises hídricas, está o mau gerenciamento da água e o descaso governamental. Ele aponta que, em 2019, de acordo com um comunicado do Instituto de Resíduos Globais, 17 países já enfrentavam a escassez de água e 44 países enfrentavam altos níveis de falta d’água.

O deputado também lembrou que o fornecimento de água em cidades por todo o Brasil também reflete na produção energética. “A água é um dos recursos naturais mais valiosos do nosso planeta, é fonte de vida para a humanidade, portanto, é importante que a população saiba o que fazer para reduzir o consumo. Boas práticas de economia de água devem ser implantadas imediatamente para que, assim, contribuam para a utilização de forma mais racional de um recurso que fica a cada dia mais escasso”, advogou Pedro Tavares.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia