O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), encomendou uma pesquisa interna para medir o percentual de baianos que desejam uma mudança na gestão estadual em 2026. A informação foi divulgada pelo Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente.
A movimentação ocorre em um momento em que Jerônimo Rodrigues (PT), atual governador da Bahia, registrou 61% de aprovação em uma recente pesquisa da Genial Quaest, um crescimento em relação aos 54% do final de 2024. No entanto, em uma simulação de disputa semelhante à de 2022, Neto aparece à frente do petista.
Outro levantamento aguardado pela oposição é o da Paraná Pesquisas, previsto para ser divulgado até abril. Esse estudo analisará a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia e o desempenho do governador Jerônimo Rodrigues.
A expectativa do grupo de ACM Neto é que a popularidade do governador baiano sofra queda, abrindo caminho para um eventual retorno do ex-prefeito à disputa estadual. Apesar de ainda não confirmar a candidatura, Neto segue se posicionando como principal nome da oposição na Bahia.
Em 2022, ACM Neto foi derrotado por Jerônimo Rodrigues no segundo turno, com 52,78% dos votos para o petista.