SAJ: contra o fechamento do comércio, empresário diz que “Prevenção é mais segura do que feriadão descuidado”

(Foto: reprodução/Site Espaço Empresarial SAJ)

Circula nos grupos de WhatsApp a reflexão do empresário Jairo Passos acerca do fechamento do comércio de Santo Antônio de Jesus como medida de enfrentamento do Covid-19. No texto ele cita as medidas adotadas em alguns municípios como Valença, Gandu e parabeniza o prefeito Rogério Andrade por agir diferente dos demais gestores e permitir o funcionamento do comércio. Porém, o empresário questiona o efeito que trará ao município com a nova decisão do governo municipal de fechar todo o comércio a partir do dia 18. Confira na íntegra o texto:

Fechar o comércio?

Não acho que este seja o momento de discussões políticas eleitoreiras. Como disse Paulo Guedes, “vamos deixar para chutar as canelas, depois da pandemia”

Santo Antônio de Jesus, com o comércio funcionando, tem apresentado melhores resultados do que diversos municípios em lockdown, a exemplo de Valença, Feira de Santana, Gandu, Itabuna etc.

E aí, parabenizo o Prefeito pela sua independência e coragem de fazer diferente do que todos fizeram. Aqui o comércio funcionou, embora parcialmente.

– Mas, agora, porque fechar o comércio às vésperas do São João?
– Porque mudar o time se estamos ganhando?

Com as medidas de prevenção adotadas pelas empresas, o comerciário evitou o contágio andando sem ocupação e protegeu a sua família.

Depois, analisando o fechamento por outro ângulo, será que trabalhando normalmente no São João, não evitaríamos muito mais o contágio do que nesse novo “FERIADÃO”?

Ademais, sabemos que o fechamento do comércio é uma tentativa de controlar o contágio pela superlotação do transporte público, principal vetor de infecção das cidades. Mas, aqui em SAJ os comerciários, na grande maioria, usam bicicletas e motocicletas evitando o contágio.

E mais, por que fechar o comércio, se durante todo esse tempo de funcionamento, o único caso de infecção numa loja foi decorrente do contato de uma colaboradora com o seu médico?

Acredito que o Prefeito e a sua equipe poderá convencer facilmente o Secretário de Saúde do Estado, quanto a esse nosso temor de aumentar o contágio se o comércio parar. Basta analisar os resultados dos municípios vizinhos.

Na verdade, o trabalho com prevenção, é mais seguro do que “FERIADÃO” descuidado!



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia