SAJ: Defensoria pede testagem de Covid-19 de presos após caso positivo

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) recomendou a testagem de todas as pessoas presas em Santo Antônio de Jesus após um custodiado testar positivo para a Covid-19. O pedido foi feito para a Delegacia de Polícia Civil e à Secretaria Municipal da Saúde, através do defensor público Renan Leitão Espíndola Borges, que atua na sede da instituição em Santo Antônio de Jesus.

A comunicação expedida está alinhada com outros ofícios já encaminhados pela Defensoria à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) recomendando a testagem de todos os internos do sistema prisional baiano. No pedido, a Defensoria também destaca que devem ser resguardados todos os direitos do preso, tais como o de não ser discriminado em razão de sua doença e o de ter acesso a assistência de saúde adequada.

Houve ainda a solicitação que o custodiado com Covid-19, caso permaneça na delegacia, seja isolado em cela separada dos demais e que todos os cuidados indicados pelos órgãos de saúde e sanitários sejam tomados, para evitar a contaminação tanto de outros presos, como dos agentes policiais que venham a ter contato com ele. Segundo a Defensoria, logo após informar o caso, o preso diagnosticado com Covid-19 foi posto em prisão domiciliar, por determinação judicial.

Fonte: BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia