Faustino Cunha fala sobre pré-candidatura a vereador: ‘porque não? Eu continuo firme e forte’

A trajetória de Faustino Almeida Cunha continua a chamar a atenção dos políticos e os munícipes de Santo Antônio de Jesus e região. Aos 87 anos, se eleito ao cargo de vereador, pode ser considerado um dos mais velhos ou o mais experiente na função.

Faustino Cunha, que já foi vereador e vice-prefeito na gestão Humberto Leite, coleciona amplo conhecimento sobre Santo Antônio de Jesus, e em sua página no Instagran Faustino conta um pouco da sua experiência na política. Confira abaixo na íntegra:

Eu não queria falar em política, muito menos assumir que sou pré-candidato a vereador, mas estou sendo forçado. Por interferências e perguntas de amigos, correligionários e adversários. Faustino, você é pré-candidato a vereador com 87 anos? Eu respondo: porque não? Eu continuo firme e forte.
O grande Rui Barbosa quando entrava em uma reunião internacional, por ter estatura mais baixa que os alemães e norte-americanos em média, ouviu dizer que “o Brasil invés de mandar um homem, mandou uma miniatura” para representa-lo. Durante sua fala, ele pôs a mão no maxilar e respondeu “você conhece um homem é daqui para cima”. Não é que eu queira imitar o glorioso Rui Barbosa, mas “meu maxilar para cima” continua como se eu tivesse 25 anos. Tenho o mesmo pensamento, a mesma vontade de servir, o mesmo dever com a cidade que eu amo tanto. Então, do maxilar para baixo eu prefiro não dizer nada, mas a minha mente e meu cérebro funciona perfeitamente.
Eu sou uma pessoa, quem me conhece sabe, dedicada a servir. Apesar de pobre, mas não tem ninguém que “por mais pobre que seja, não possa servir alguém. E não tem rico que, por mais rico que seja, não precise da ajuda de ninguém”, essa é a verdade. Como eu bem disse, os que me conhecem sabem. E para que eu possa servir melhor a mais gente, como já servi e já fui servido, acho que ter um cargo político seria melhor para servir a minha terra e aos carentes que me procuram. Dizia Luiz Viana, o problema deste país é o carente, mas na verdade todos somos carentes.
O professor Edílio Ferreira, bem experimentado e renomado, disse “a palavra vereador vem do verbo verear, significa aquele que vigia, aquele que zela pelo interesse da coletividade”. Nas ordenações afonsinas, no século 15, já se fazia menção ao nome vereador. Vereador de acordo constituição de 1988 é um agente político eleito pelo povo através de um sistema proporcional, para um mandato de 4 anos mediante pleito direto e simultâneo em todo o país para entregar a Câmara de seu município.
Pensando nisso, sou sim pré-candidato a vereador de Santo Antônio de Jesus. Pretendo sim ser novamente vereador dessa terra, para poder contribuir com meu povo e com os mais necessitados



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia