80 títulos solicitados pela internet foram indeferidos por irregularidade, diz chefe de cartório eleitoral de SAJ

Isaque Magalhães, chefe de cartório em Santo Antônio de Jesus, falou sobre o trabalho realizado pela justiça eleitoral para as eleições 2020.Com a pandemia, a população teve a opção de solicitar o título através do site disponibilizado pelo TRE. De acordo com Isaque, a zona eleitoral de Santo Antônio de Jesus fez mais de 400 novos títulos pelo novo dispositivo, mas tiveram algumas tentativas de  falcatruas. Com isso, cerca de  80 títulos foram indeferidos por falta de documentos comprobatórios.

Para Isaque, não houve uma redução no número de pessoas à procura de fazer a 1º via do título de eleitor por causa da pandemia, já que o TRE disponibilizou um site para solicitação do documento à distância e tiveram outros prazos para regularização das pendências. “Se fosse em janeiro, poderíamos sentir o impacto, mas como foi em já no final, acho que não teve influência no quantitativo”, explicou.

Há um risco de as pessoas deixarem de ir votar por causa da pandemia. “É um risco. Os eleitores estão no dilema entre o exercício da democracia e a questão da pandemia, uma doença que, eventualmente, pode ter complicações na saúde”, opinou.

Publicação de cartazes com orientação, mudanças de locais de algumas sessões e contratação de pessoas para organização das filas são algumas medidas que o cartório eleitoral de Santo Antônio de Jesus pretende tomar para que a população possa exercer a democracia de forma segura. 15 de novembro é a data da eleição. Sobre a possibilidade de uma nova data por causa da pandemia, Isaque explicou que a mudança depende do congresso nacional.

O prazo para mudança de sessão ou de zona eleitoral, 2º via de títulos ou pagamento de multas acabou.  Agora, pessoas com pendências devem procurar o cartório depois das eleições, mas Isaque  explicou que quem  ficou sem votar em apenas uma eleição, ainda pode votar nas eleições 2020.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia