Projeto Grafias Cotidianas ofereceu oficina de serigrafia e estamparia em Santo Antônio de Jesus

0e1039d0-3806-4300-bfab-f0960b34237a
573fab07-2ed4-4986-ab85-befd5379e3d5
b0152aee-892d-42c7-ae94-680a66a1a6be

No período de 09 a 11 de setembro aconteceu o projeto Grafias Cotidianas, no Espaço Criar do bairro Alto Santo Antônio, com a realização de uma oficina profissionalizante de serigrafia para iniciantes. A atividade gratuita foi promovida pela artista visual Andressa Costa, integrante da Oxe Conteúdo, através do Edital 004/2019.

Participaram da oficina mulheres residentes no bairro Alto Santo Antônio, que tiveram acesso a técnicas de serigrafia e estamparia em tecidos, canecas e outros objetos. Nos dois primeiros dias de oficina, Marthius Luiz, artista visual e designer gráfico (UFRB), apresentou a técnica da serigrafia, suas ferramentas e orientou a criação de um mini plano de trabalho para idealização e impressão da estampa. Para Marthius, apesar do pouco tempo de oficina, a turma teve uma boa participação e desenvolvimento. “Esperamos que a partir da oficina essas mulheres utilizem as várias possibilidades da técnica da serigrafia para se inserirem no mercado”, afirma o oficineiro.

No último dia do Projeto Grafias, Tatiele Café, mestra em Desenho, Cultura e Criatividade (UEFS), artista visual (UFRB), diretora da Oxe Conteúdo, abordou o tema serigrafia e empreendedorismo, trazendo dicas de como utilizar a técnica para ganhar dinheiro. Segundo Tatiele, “é importante não só levar a técnica, mas como comercializar isso, de que forma os produtos podem ser vendidos, quem pode ser o público, como precificar e onde o produto pode ser comercializado”.

O Projeto Grafias Cotidianas buscou qualificar em impressão de serigrafia e estamparia, além de estimular a profissionalização e formalização de negócios na área. “Neste contexto de desemprego, essa foi uma oportunidade de aprender algo que pode ser uma fonte de renda. É muito importante também para o bairro, pois faltam atividades como essa e abre a possibilidade de criarmos futuramente uma cooperativa para trabalhar com serigrafia”, diz Josiane Pereira, participante da oficina.

Para Andressa Costa, produtora do Grafias, “a realização da oficina reafirmou um dos objetivos da Oxe Conteúdo, formar e oportunizar caminhos autônomos e independentes para mulheres. A nossa maior alegria foi ver que as participantes estão engajadas em abrir a sua própria cooperativa para começar a produzir”.

A oficina foi realizada seguindo os protocolos de segurança referentes ao enfrentamento da Covid-19, dentre eles, a redução do número de participantes, disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras, realização da atividade em ambiente aberto.

A Oxe Conteúdo é uma empresa de produção cultural atuante no Recôncavo Baiano e situada em Santo Antônio de Jesus. As ações da Oxe são pautadas em diversas linguagens artísticas e culturais como literatura, artes visuais, economia criativa e colaborativa, educação, cinema, teatro e suas transversalidades.

Fotos: Andressa Costa



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia