“Entre rabiscos e memórias” é livro de estreia da professora e poetisa Naiara Peixoto

naiara1
naiara2
naira3

Selecionado em edital de cultura, projeto traz poesias que contam as relações da escritora com os diversos sentimentos humanos

Um projeto sonhado, gestado e tornado vivo como uma verdadeira filha. É assim que se define o livro “Entre rabiscos e memórias”, obra de estreia da professora e poetisa Naiara Peixoto.
Selecionado pelo edital cultural 004/2019 professora Cleuza Oliveira, o projeto é resultado das vivências da autora no universo da escrita, seja como leitora de obras literárias seja através de seu trabalho docente na rede estadual de educação da Bahia. Mas são as memórias afetivas surgidas nesse contexto de leitura que fizeram surgir o estímulo para a escrita, ou melhor, para os rabiscos protagonizados pela educadora.
A escrita de Naiara Peixoto não tem como objetivo primordial a satisfação pessoal, mas, sobretudo, ofertar a seus alunos a possibilidade de também se encantar pelo ato de ler, bem como despertar nelas e neles o gosto pela escrita. “O estímulo à formação de leitores pode produzir uma transformação no modo de pensar, agir e construir em sociedade” reflete a escritora.
Passeando por suas relações mais íntimas com os sentimentos e trazendo para o público leitor algumas de suas mais significativas memórias afetivas, Naiara Peixoto “faz com que sintamos sua poesia como se fosse nossa, pois nos colocamos em cada palavra, cada saudade, cada emoção”, conforme destacou no prefácio do livro a professora Danielle Vieira.
O livro Entre rabiscos e memórias oferece ao leitor um passeio por temas cotidianos como os amores, a ausência e saudade dos amigos, a morte, bem como abre caminho para discussões mais densas como o abandono e a solidão da mulher e o racismo. Tudo isso, porém, cortado por suas experiências próprias no percurso das relações interpessoais.

Lançamento

O livro, que inicialmente seria lançado em um evento no Centro Cultural de Santo Antonio de Jesus, terá seu lançamento oficial feito através de lives, devido à pandemia do novo coronavírus.
Para evitar aglomerações e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, a escritora precisou adaptar o projeto aprovado no edital 004/2019 professora Cleuza Oliveira e fará o lançamento em três lives que contarão cada uma, com a participação de uma mulher que também participou do processo de estruturação do projeto. Como professora de alunos surdos, Naiara Peixoto também trará para o lançamento a intérprete de Libras Veruska Lima, para garantir, nas três lives, a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas, principalmente seus alunos. Na primeira live, Naiara Peixoto dividirá a tela com a ilustradora, escritora e arte-educadora Laiana Vieira, responsável pela ilustração da obra. A segunda live contará com a participação da professora Danielle Vieira que prefaciou o livro. Na última transmissão ao vivo, a escritora terá como convidada a produtora cultural Tatiele Café, responsável pelo projeto gráfico.
O livro será lançado tanto em volumes impressos, bem como no formato de e-book, o que, segundo Naiara Peixoto, tem o objetivo de facilitar o acesso aos diversos públicos, sejam aqueles que fazem questão de ter em mãos o livro físico sejam os adeptos da leitura na tela.
As lives de lançamento do livro acontecerão nos dias 23, 29 e 30 de outubro e serão transmitidas pelo perfil da escritora Naiara Peixoto no facebook.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia