SAJ: Prefeitura vai transformar biblioteca municipal em casa da memória

46a0d712-f764-4b25-9a2b-178d253f5d1b
735d78a2-4fe1-46a5-8d3f-da190b8d4376

Projeto inicial foi apresentado em reunião realizada nesta quinta com prefeito e secretários municipais de SAJ

Na manhã desta quinta, 7, foi realizada uma reunião entre o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, a secretária de Cultura, Silvia Brito, e os secretários de Infraestrutura, André Araújo, e de Trânsito e Transportes, Cosme Bittencourt. Foi apresentado o projeto inicial de revitalização do local com a criação da Casa da Memória.

Durante o encontro, foi destacada a importância do cuidado com a preservação da memória e história do município por meio do acervo que o espaço agrega incluindo também o arquivo público municipal.

Para a secretária de Cultura do município, Silvia Brito, é preciso manter um espaço que dialogue também com a cultura. “Aqui temos documentos importantíssimos da cultura e da história da que estão molhados, úmidos e precisam ser resgatados. A própria biblioteca em si precisa se abrir para novas linguagens, como a pesquisa digitalizada. A ideia é transformar esse espaço todo numa casa da memória usando a linguagem do novo, do moderno e, claro, com todo respeito a nossa história por que precisamos dessa identidade.”, avalia.

O gestor municipal, Genival Deolino, ressalta o compromisso com a modernização do local em prol da população santoantoniense. “Queremos revitalizar este espaço, transformando-o num local moderno para pesquisa. Vamos informatizar para que os cidadãos tenham um melhor acesso a uma pesquisa especializada, com computadores para facilitar os estudos de pessoas de menor poder aquisitivo que terão um espaço climatizado e com conforto para aprender mais e enriquecer culturalmente.”, destaca.

Segundo a titular da pasta da Cultura, o principal desafio da gestão é colocar Santo Antônio de Jesus num patamar cultural efervescente. “Já somos conhecidos no cenário regional como uma cidade potente no comércio, nos serviços, nos próprios cursos universitários, mas na parte cultural a gente ainda está muito fragilizado. Queremos fomentar a cultura, formar novos leitores, potencializar essa história da cidade e essa capacidade que ela tem de ser também um polo cultural do Recôncavo.”, acrescenta Brito.

Os gestores aproveitaram ainda para fazer um tour pelas instalações da biblioteca municipal conhecendo cada sala e os servidores que atuam no local.

Ascom PMSAJ



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia