Retorno das aulas 100% presencial é considerada favorável e tranquila para o NTE-21 em SAJ e região

Retorno das aulas 100% presencial é considerada favorável e tranquila para o NTE-21 em SAJ e região

A Bahia teve retorno de 100% das aulas presenciais na rede estadual de ensino nesta segunda-feira (18), após um ano e sete meses da suspensão. A expectativa é que estudantes retornem às atividades em Santo Antônio de Jesus.

Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Andaiá FM, Rosane Veiga, assessora do NTE 21, ressaltou a importância do retorna das aulas presenciais e salientou que com a redução da pandemia d novo coronavírus e o avanço da vacinação, a retomada das aulas se tornou essencial para a finalização do ano letivo e considera o retorno das aulas presencias favorável e tranquila, não só em Santo Antônio de Jesus como nas 19 cidades que abrange o NTE-21.

“O momento é mais que favorável, tivemos uma redução dos novos casos e também de internamentos. Professores e funcionários foram imunizados e agora os alunos, adolescentes de 13 a 18 anos começam no processo de vacinação e as escolas estão adequadas para a recepção dos estudantes”, explicou.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) é contrário ao retorno total em todas as escolas, e protocolou uma ação no Ministério Público da Bahia (MP-BA). A categoria alega que algumas unidades do estado não têm estrutura suficiente para cumprimento de medidas sanitárias e não estão prontas pra receber alunos.

Em relação ao transporte escolar, Rosane disse que alguns municípios estão circulando com 100% da frota, no entanto, o Núcleo está acompanhando se a oferta do transporte é total ou parcial ou se está tendo algum tipo de ausência

“Aqui em Santo Antônio de Jesus 65% das frotas estão rodando e durante a semana os veículos serão integrados para que haja 100% da oferta”, ponderou.