Mulher que está há dois meses sofrendo com problema na garganta e precisa de exame denuncia precariedade do SUS em SAJ

A dificuldade enfrentada por uma moradora de Santo Antônio de Jesus denuncia a situação que muitas pessoas que necessitam o SUS (Sistema Único de Saúde) são submetidas.

Adriana, 32 anos, está há cerca de dois meses sofrendo com uma irritação grave na garganta após comer um peixe, e até o momento não teve um atendimento adequado do SUS. A mulher precisa de exames  para descobrir o que estaria causando a situação. O seu esposo, Marcos, narrou a dramática  situação para o Blog do Valente.

“Há mais ou menos dois meses atrás minha esposa comeu um peixe e deste peixe ela começou a sentir uma irritação na garganta. Ela foi no posto e posto mandou ela ir urgentemente no hospital. Chegando no hospital o pessoal atendeu ela, fizeram a ficha, passou medicamento e mandou para casa. Não fizeram endoscopia, nem raio-x, nada”, contou o homem.

Marcos contou que a sua esposa vem sofrendo há dias, sem conseguir dormir a noite vomitando.

“Mal minha esposa consegue dormir a noite, e eu também não durmo. Ela toda hora levantando sentindo irritação na garganta e vomitando. Muita gente fica dizendo para eu correr atrás, mas como vou correr atrás de pés e mãos amarradas? O que eu podia fazer foi correr para o SUS. Tem uns médicos que têm bola de cristal, só fez olhar a garganta dela e mandou para casa, mas mandar fazer uma endoscopia, um raio-x, uma ultrassom nada. Não fizeram”, disse indigando.

Em outro trecho Marcos reitera que a mulher voltou a passar mal e foi até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município buscando atendimento, mas não houve, mais uma vez, um atendimento adequado.

“A gente foi na UPA, fizeram  a mesma coisa, fomos na Central de Marcação conseguir uma ficha, disseram que ela tinha que vir para o posto para o pessoal do posto ligar para eles, e para ver se achava uma vaga. Quando foi na sexta-feira agora, ela voltou no posto, o pessoal ligou para a Central de Marcação disse que não tinha vaga, que ela tinha que aguardar”, relatou.

Insatisfeito com o tratamento e o que chamou de descaso com a saúde, Marcos disse que abrirá denúncia no Ministério Público para que a esposa seja atendida em alguma Unidade Hospitalar e possa realizar o exame necessário.

“Não estamos mais aguentando então vou recorrer ao Ministério Público. Não temos condições de arcar com os exames. tentamos de todas as formas fazer pela central de marcação e não conseguimos. Quem Não vai pelo amor vai pela dor”, disse

Motivo da irritação

Adriana ainda não sabe o que está causando a irritação em sua garganta. A busca da família é justamente por um diagnóstico para que o tratamento se inicie.

“Esse negócio na garganta dela foi depois que ela comeu um peixe. A gente não sabe – o que causou-, por isso a gente foi no Hospital e na UPA para ver se eles tiravam uma endoscopia ou tirava um raio-x da garganta dela, para ver se é uma espinha ou uma escama que ficou alojada na garganta dela”, explicou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia