Farmácias são interditadas pelo CRF e Vigilância Sanitária em Santo Antônio de Jesus

Foto: CRF-BA

Nesta terça-feira(17), após realização de uma ação conjunta do CRF-BA com a Vigilância Sanitária, três farmácias foram interditadas em Santo Antônio de Jesus.

De acordo com informações do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, durante a ação, três farmácias foram interditadas por problemas sanitários graves, ausência de documentação (Alvará sanitário, CRT), além de estar sem a presença do profissional farmacêutico.

Nos estabelecimentos também foi identificada uma grande quantidade de medicamentos e cosméticos vencidos, o que gera um risco imensurável à população. Durante a fiscalização também foram averiguados problemas como: extintor de incêndio vencido; venda de produtos de uso restrito ao ambiente hospitalar; ausência de nota fiscal que comprove a legalidade da compra dos medicamentos; além de fracionamento de medicamentos, algo proibido de acordo com as normas sanitárias.

Foto: CRF-BA

Foi apreendida uma grande quantidade de medicamentos antibióticos que eram vendidos sem qualquer controle sanitário e sem a dispensação correta pelo profissional farmacêutico.

O Conselho de Farmácia ressalta a importância de manter esse tipo de parceria com as vigilâncias sanitárias locais, pois ajuda a reforçar a farmácia enquanto estabelecimento de saúde e do papel do farmacêutico como profissional capacitado tecnicamente, além de coibir os riscos relacionados ao uso incorreto de medicamentos à população.

Sobre a ação conjunta, o presidente do Conselho, Dr. Martinelli, reafirmou:

“É importante garantir aos usuários desses estabelecimentos a segurança necessária para a eficácia da terapêutica. Não permitiremos que estabelecimentos clandestinos e irregulares funcionem colocando em risco a saúde da população baiana!”



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia