Feira Literária de SAJ segue até este domingo (15); confira a programação do dia

Evento pretende aproximar o público de escritores e artistas locais, além formar novos leitores

Com o objetivo de colocar em foco a literatura no município, a Feira Literária de Santo Antônio de Jesus conta com exposições literárias, rodas de conversa com autores e várias intervenções artísticas. O evento seguirá até a noite do domingo (15). Leonardo Valente conversou com os organizadores.

Para a secretária de cultura, Silvia Barreto, a Feira Literária que teve inicio na última sexta-feira (12) é a oportunidade de aproximar o público de escritores e artistas locais, além de contribuir para formação de novos leitores a partir da valorização da literatura oral e escrita.

“Sempre tivemos esse desejo de que Santo Antônio de Jesus tivesse essa referência cultural além do São João. De certo que teremos um evento junino e um comércio forte, mas, principalmente, valorizar outros seguimentos culturais e literários”, falou.

O escritor e fundador da Flica, Festa Literária Internacional de Cachoeira, Aurélio Schommer, esteve presente e falou da importância da leitura, principalmente para os jovens e adolescentes. Para Schommer, a participação de escritores foi surpreendente assim como a  participação gradativa do público.

“Santo Antônio de Jesus precisava realmente desse espaço porque a cidade tem um crescimento rápido e nos últimos anos esse crescimento resultou em uma diversidade. Temos em Santo Antônio diversas origens de dentro e de fora da Bahia, trazendo aspectos culturais que enriquece a escrita. Esse exercício de escrever traz a necessidade de compartilhar e a convivência de quem escreve, pois a troca de experiência enriquece o conhecimento”, ponderou o escritor.

O evento é uma iniciativa do Sesc Bahia e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, com apoio da Universidade do Estado da Bahia.

O Sesc, no entanto, já vinha mantendo uma mine feira literária, mais com o objetivo de crescimento e a Feira Literária no município é um projeto de integração.

“O nosso desejo sempre foi de ampliar e atingir um número maior de público com o objetivo de fortalecer a cultura local”, disse Tais, representante da instituição.

  • Domingo (15)
    11h – Debate sobre cinema-história Edinaldo Souza, Tau Tourinho e Johny da Silva
    11h – Adriana Miranda – escritora
    14h – Isadora Silva – escritora
    14h30 – Palestra “A Trajetória de uma Poeta” com Rita Queiroz
    15h – Palestra “História do Recôncavo baiano e a Importância da Conservação de Arquivos Públicos” com Cacau Nascimento
    16h – Literatura Musical – O homem do chapéu
    16h – Maria do Carmo Santos – escritora
    17h Apresentação musical Associação Filarmônica Carlos Gomes

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia