
A Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus aprovou por unanimidade, na noite desta segunda-feira (6), a concessão da “Bolsa Honra ao Mérito” para Atiradores de Guerra.
O objetivo da bolsa é fornecer ajuda de custo aos Atiradores que estão prestando serviço militar obrigatório no Tiro de Guerra. A bolsa terá o valor de R$200,00 (duzentos reais).
Drª Rose Bulhões, que compõe a secretaria de Assistência Social do município, acompanhou a votação e falou sobre a importância da bolsa em entrevista ao repórter Itajaí Junior.
“Ficamos muito felizes e honrados nesta Casa por ter a aprovação por unanimidade. É um projeto de Lei que foi aprovado com muita felicidade porque visa atender ajuda de custos a estes atiradores do Tiro de Guerra que até então não tinham este reconhecimento perante a sociedade”, disse a Drª Rose.
O Comandante do Tiro de Guerra, sargento Andrei Quaresma, celebrou a aprovação do projeto. “A gente recebeu muito bem a aprovação do bolsa atirador, e eu acreditava que este projeto seria aprovado. É uma satisfação muito grande, um agradecimento aos vereadores, ao município de Santo Antônio de Jesus e a todos aqueles que apoiaram este projeto”.

Quaresma ainda explicou porque a bolsa não é de um salário, e sim de R$200,00. “ O atirador não é um soldado, ele não cumpre o serviço militar como um soldado cumpre no batalhão, então o obrigatório para ele é 2h diárias, que aqui é de 5h30 à 7h30”.
As turmas do Tiro de Guerra são formadas por 50 atiradores, que se dedicam de março a novembro, com turma única anualmente. Para ter direito a bolsa alguns pré-requisitos precisarão ser atendidos, como por exemplo cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
“Este auxílio é de caráter individual, intransferível. Vai ajudar em situação de vestimenta, higiene pessoal, transporte, é uma forma de ajudar”, completou a Drª Rose Bulhoes.
A bolsa deve ser sancionada pelo prefeito Genival Deolino em breve, e começará ser concedida a partir de março de 2024, para nova turma de atiradores.