OPINIÃO: Qual será o peso do apoio de Humberto Leite para Genival Deolino?

O Blog do Valente anunciou em primeira mão que Humberto Leite não será candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus. Com a desistência, ele pode declarar apoio ao candidato Genival Deolino, que mexeu bastante no tabuleiro da política do município. Muitas pessoas estão analisando qual o peso desse apoio, pois não se tem pesquisas, além das de consumo interno, mostrando que Humberto Leite pode transferir esses votos para Genival.

Vale lembrar que Humberto Leite sempre teve boas votações, porém as pessoas que tiveram seu apoio em eleições para deputados não  foram bem votados em Santo Antônio de Jesus. Se confirmado o apoio, ainda não se sabe qual o nível de envolvimento do ex-prefeito na campanha, mas a notícia por si só, a união do grupo de Genival com as pessoas que apoiariam Humberto Leite, causa um impacto, entretanto, a expectativa  maior é sobre como será este impacto na prática, nas urnas.

Não sabemos o percentual das pessoas que apoiavam Humberto que  irá migrar para Genival e quantas pessoas podem optar em votar no prefeito, porque a transferência de votos não é tão simples. Quando Lula saiu da disputa na última eleição para presidente, por exemplo, alguns de seus eleitores não migraram para o seu candidato, mas para o opositor, que era Jair Bolsonaro. Agora, é evidente que muitas pessoas que votariam em Humberto Leite querem um projeto diferente do atual, mas em eleição nem sempre dois e dois são quatro. Além disso, é muito difícil fazer previsão sobre a decisão do eleitor, pois alguns podem ir para quem o líder indica, mas, de repente, podem ir em caminho contrário. Portanto, com esta união, é de se esperar um crescimento de Genival, só não sabemos se será suficiente para acompanhar ou ultrapassar o atual prefeito.

Léo Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia