Relaxante muscular ajuda a reduzir alcoolismo, mostra estudo

O relaxante muscular baclofeno pode ajudar na redução do consumo de bebidas alcoólicas entre dependentes da substância, de acordo com os resultados finais de dois estudos publicados nesta sexta-feira, na França.

Os últimos resultados destes estudos, batizados de Alpadir e Bacloville, foram apresentados para coincidir com a conferência anual da Sociedade Francesa de Alcoologia em Paris. Eles confirmam os primeiros resultados apresentados em 2016 no Congresso Mundial de Alcoologia, em Berlim.

Os resultados finais do Bacloville, patrocinado pela Assistência a Hospitais Públicos de Paris (AP-HP), confirmam um “efeito positivo” do baclofeno em altas doses na redução do consumo de álcool após um ano de tratamento. O estudo, conduzido sem seleção ou uma abstinência anterior, incluiu 320 pacientes entre 18 e 65 anos, acompanhados por clínicos gerais entre maio de 2012 e junho de 2013.

Havia doentes “de todos os tipos, como na vida real, incluindo aqueles que tiveram depressão, viciados ou pacientes que sofrem de cirrose”, apontou Philippe Jaury, coordenador da pesquisa.

Feita por sorteio, a experiência de Bacloville procurou comparar a eficácia e segurança de baclofen em altas doses com um placebo em pacientes alcoólatras que não foram convidados a parar de beber.

Os resultados apresentados por Jaury confirmam o sucesso do tratamento: a abstinência ou a redução do consumo em 56,8% dos pacientes tratados, contra 36,5% daqueles que receberam o placebo.

 

Ibahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia