Ibope aponta que maioria dos brasileiros é contra flexibilização de armas

Crédito da Foto: Getty Images

 

De acordo com pesquisa Ibope divulgada neste domingo (2/6), a maioria dos brasileiros é contra a flexibilização das regras para posse e porte de armas no país. Sessenta e um porcento dos entrevistados são contra afrouxar as regras de posse e 73% as de porte de armas, segundo o estudo. A rejeição é maior em áreas da periferia e entre mulheres.

O levantamento indica que apenas 37% dos entrevistados se disseram favoráveis à flexibilização da posse de arma de fogo. O afrouxamento das regras só é apoiado, em maioria, no segmento dos que ganham mais de cinco salários mínimos (53%). Na região Sul, a mais aderente à medida, há empate técnico (48% a favor e 51%, contra). Enquanto isso, sete em cada dez pessoas ouvidas nas periferias brasileiras discordaram da flexibilização.

A rejeição ao porte de armas, quando o dono da arma é autorizado a carregá-la consigo nas ruas, é ainda maior. Apenas 26% são a favor, e oito em cada dez mulheres discorda da medida. Na periferia, 75% condenam flexibilizar as regras. No Sudeste, 76% dos entrevistados são contrários à liberação do porte.

A pesquisa do Ibope aponta, ainda, que a maioria da população brasileira discorda totalmente que aumentar o número de pessoas armadas torne a sociedade mais segura (51%) — 16% concordam totalmente e 15%, em parte. Apenas 31% têm total convicção de que ter uma arma em casa a torne mais segura e 18%, de que carregar um armamento traz mais segurança ao portador. Neste último caso, 47% discordam completamente.

 

*Aratu Online



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia