Lula se retrata após dizer que traficantes “são vítimas dos usuários” durante entrevista na Indonésia

Declaração do presidente repercutiu negativamente e gerou críticas da oposição; ele reconheceu erro na fala e reafirmou ser contra o crime organizado.

Foto: reprodução/ Ailton Fernandes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retratou nesta sexta-feira (24) após a repercussão negativa de uma declaração em que afirmou que traficantes “são vítimas dos usuários”. O comentário foi feito durante uma entrevista coletiva à imprensa em Jacarta, na Indonésia, e gerou críticas, especialmente de opositores.

Na ocasião, Lula respondia a uma pergunta sobre os ataques ordenados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a embarcações com supostos narcotraficantes no Caribe e no Pacífico, próximos à costa da América do Sul. O petista defendeu que o enfrentamento ao tráfico de drogas deve incluir medidas voltadas aos usuários, a quem classificou como “responsáveis pelos traficantes”.

“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, declarou o presidente durante a coletiva.

Diante da repercussão, Lula publicou uma retratação nas redes sociais, afirmando que a frase foi “mal colocada” e reiterando seu posicionamento contra o crime.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, escreveu o presidente.

O comentário ocorreu no contexto de uma fala sobre a polarização mundial e a necessidade de uma abordagem menos bélica no combate às drogas. “O mundo não pode continuar na polarização do bem contra o mal”, disse Lula durante o evento.