Falta de emprego? Não para os profissionais de Tecnologia da Informação da Unicesumar

Segundo o último Relatório Setorial de TIC 2019 divulgado pela Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, sobram vagas e falta mão de obra no setor de tecnologia do Brasil. Conforme a pesquisa, a área deve demandar mais de 420 mil novos profissionais até 2024.

Com a informatização de praticamente todos os setores da economia, a presença do profissional de informática e computação tornou-se imprescindível. “Os especialistas em tecnologia criam um elo entre presente e futuro, fazendo parte de uma nova geração de profissionais analíticos essenciais para o mercado ”, explica Danillo Xavier Saes, coordenador dos cursos superiores de Tecnologia da Informação da Educação a Distância da Unicesumar.

A EAD Unicesumar oferece quatro cursos na área: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas para Internet. A procura pelos cursos na instituição aumentou em 45% em cinco anos. Ainda segundo Saes, este crescimento é devido a exigência do mercado, que em um cenário globalizado exige profissionais qualificados, dinâmicos e em constante mutação.

É o caso do analista de sistemas Paulo Henrique de Oliveira Silva, que era professor de História e decidiu cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas justamente pelas diversas possibilidades de atuação. “Eu sempre gostei de tecnologia e, observando o mercado de trabalho, resolvi investir em uma nova profissão. Isso possibilitou um salto na minha carreira, e hoje trabalho numa empresa muito bem estabelecida”, comenta Silva.

Qualificação diferenciada

Na educação a distância da Unicesumar, um dos grandes diferenciais dos cursos é a experiência dos professores. “Nossos docentes contam com uma formação acadêmica sólida. Além de mestres e/ou doutores, também atuam profissionalmente na área de tecnologia, vivenciando o mercado. Essa característica possibilita realizar a ligação entre teoria e prática e contribui significativamente para a formação dos nossos alunos”.

Os cursos de Tecnologia da Informação são reconhecidos pelo Ministério da Educação com notas 4 e 5, mostrando a qualidade do ensino ofertada pela instituição.

Conheça as características de cada curso 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é responsável por contribuir, diagnosticar, aplicar e dar suporte aos sistemas de informação em diversos setores. Na EAD Unicesumar, o curso possui o objetivo de formar profissionais capazes de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Além disso, o curso visa proporcionar condições de integração entre o meio acadêmico e a sociedade na área de Tecnologia da Informação. O curso conta, ainda, com a execução de diversos projetos de ensino e extensão que proporcionam formação complementar aos acadêmicos.

Engenharia de Software

O engenheiro de software é um profissional que enfrenta desafios de forma objetiva e empreendedora para propor novos produtos, processos e serviços na área de computação. Ele convive com a inovação tecnológica de forma direta no seu cotidiano. Tem como objetivo formar profissionais aptos a propor melhorias e inovações no planejamento, construção, gestão e manutenção de processos, serviços e produtos computacionais, baseados nas técnicas da Engenharia de Software: sistemas de software corretos, completos, seguros, amigáveis, usáveis, com qualidade, fáceis de manter e custo justo.

Gestão da Tecnologia da Informação

O profissional de GTI graduado pela Unicesumar tem capacidade para entender a dinâmica empresarial de mercados mais exigentes. Além disso, consegue definir parâmetros de utilização de sistemas, gerenciar os recursos humanos e tecnológicos envolvidos, implantar e documentar rotinas, gerenciando os sistemas implantados.

Sistemas para Internet

Profissionais altamente capacitados para a área da Tecnologia da Informação, com foco no desenvolvimento de sistemas para a internet.

 

* Assessoria de imprensa EAD Unicesumar



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia