Como funciona e para que serve o Ultrassom com Doppler? A IMDI Cardio Center explica

O que é, e para que serve o Ultrassom com Doppler?
O ultrassom com Doppler, ecografia com Doppler ou Ecodoppler Colorido, é muito similar ao ultrassom comum: ondas sonoras são emitidas diretamente nos órgãos e tecidos internos do corpo e os ecos produzidos nesse encontro geram imagens em tempo real, que podem ser acompanhadas pelo profissional e paciente. Ao permitir a visualização dessas imagens em movimento, o efeito Doppler é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo em áreas e órgãos específicos do corpo.
O método é indolor, prático e seguro. Diferentemente de outros tipos de exames de imagem, não utiliza de radiação e também não gera efeitos colaterais no paciente
Um dos principais motivos que leva o médico a solicitar a realização da ecografia com Doppler é a suspeita de alterações nos vasos sanguíneos, como estreitamento, dilatação ou oclusão. Essas alterações podem ocorrer em qualquer tecido do organismo e são capazes de gerar tromboses, aneurismas, varizes e até mesmo doenças coronarianas – responsáveis por limitar o fluxo sanguíneo para o coração.
Além disso, o médico pode pedir o exame com Doppler para avaliar o funcionamento do fluxo sanguíneo nas artérias e veias, mesmo quando não há indícios ou risco de doenças.
Em função da praticidade e segurança em sua realização, existem diversos tipos de ultrassonografia com Doppler, que auxiliam na avaliação e no diagnóstico de variadas condições. Conheça os principais:

• Ultrassom com Doppler da tireoide
• Ultrassom com Doppler nas pernas
• Ultrassom com Doppler das mamas
• Ultrassom com Doppler obstétrico
• Ultrassom com Doppler das artérias renais.
• Ultrassom com Doppler das carótidas



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia