Saiba por que a energia solar é um dos melhores investimentos

Investir em energia solar vale a pena? Essa é uma pergunta que nós escutamos frequentemente e a resposta direta é: SIM, vale a pena e muito. Hoje, no mercado, o investimento em geração de energia solar é considerado um dos mais rentáveis por uma série de motivos.

Além de ser uma energia limpa, que não agride o meio ambiente, a energia solar também possui outros benefícios. Mas, para ir direto ao ponto, separamos os principais motivos porque a energia solar é a aposta de economia e sustentabilidade

Economia

O primeiro motivo é um dos mais atrativos e o principal motivo que faz a energia fotovoltaica ser um excelente investimento: a economia na conta de luz.

O sistema permite que você use a luz do sol para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária e economizar até 95% na conta. Você só continuará pagando a taxa de disponibilidade e uso da rede.

Se isso não é o suficiente, a energia produzida que não for usada é “emprestada” à rede elétrica e devolvida para você em forma de créditos energéticos, que podem ser utilizados como desconto na sua conta.

Isenção de ICMS e IPTU Verde

Como falamos acima, no sistema fotovoltaico toda a energia gerada e não consumida é emprestada à rede e devolvida na forma dos créditos energéticos.

Ao final do mês, a distribuidora irá calcular o balanço do saldo entre energia consumida e energia injetada, com cada crédito energético gerado por 1 Watt injetado, compensando 1 Watt de energia consumida da rede.

É exatamente sobre essa energia injetada na rede e que volta como créditos que a isenção do ICMS ocorre. Isso significa que você não irá pagar tributos ao usar, posteriormente, a energia que oferecer para a distribuidora.

Mas além do ICMS sobre a energia, alguns estados também isentam os equipamentos de geração de energia solar de ICMS e IPI.

Por fim, no Brasil, várias cidades oferecem o chamado IPTU Verde, que é um desconto para quem utiliza soluções sustentáveis, como a energia fotovoltaica.

Financiar energia solar está ficando mais fácil

O preço da energia solar fotovoltaica já não é mais um problema, esse mito foi realidade no passado.

Como a procura por energia solar tem aumentado de forma absurda, a oferta também cresce, resultando na redução nos preços dos equipamentos e da mão de obra para a montagem dos sistemas fotovoltaicos.

Em comparação com os últimos dois anos, o custo de instalação reduziu em 50% e de janeiro a julho de 2019, houve uma redução média de 8,9% no preço final dos sistemas fotovoltaicos e um aumento de 86% no número de sistemas conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), de acordo com a consultoria Grenner.

Em termos práticos, isso indica que investir em energia solar é um bom negócio, com ou sem incentivo! Mas, pra facilitar ainda mais, existem diversas opções de bons financiamentos para quem quer investir em energia solar.

São pelo menos seis bancos com linhas de financiamento especiais para instalação de energia fotovoltaica. O Santander, por exemplo, possui o CDC Sustentável Solar, que financia 100% do valor, com parcelamento em até 60x.

O Bradesco possui linhas de financiamento com taxas a partir de 0,99% a.m e o Banco do Brasil possui os programas FCO e Proger Urbano Empresarial, com taxas definidas de acordo com o seu caso. Opção é o que não falta!

Valorização do imóvel

Se você fosse comprar uma casa e tivesse que escolher entre duas opções, uma dependente da rede elétrica e uma que gera a própria energia, qual delas você iria escolher?

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeler, patrocinada pelo Departamento de Energia dos EUA, mostrou que casas com sistema próprio de geração de energia tem uma valorização de 3% a 6% e as pessoas estão dispostas a pagar pelo menos 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas do que uma sem.

No Brasil, essa realidade não é tão diferente.

Responsabilidade ambiental

Atualmente, no Brasil, a maior energia produzida é em usinas termoelétricas, que além de depender das chuvas, são caras para o nosso bolso e trazem impactos ambientais, como o desmatamento e a perda da biodiversidade local.

Já na energia fotovoltaica, a transformação da luz do sol em energia, que acontece no interior das células fotovoltaicas de uma placa solar, é feita de forma 100% limpa, sem emissão de qualquer poluente ou outro impacto ambiental.

O Brasil possui uma incidência solar de 5,4 quilowatt-hora/metro quadrado e em um mundo cada vez mais preocupado em diminuir as emissões de CO2 na atmosfera, a geração de energia limpa se encaixa perfeitamente neste cenário.

Retorno

Se os motivos acima ainda não são suficientes para você decidir pela energia solar, então este último será: o retorno sobre o investimento.

Diferente de outras aquisições, como uma casa ou um carro, um sistema solar não é apenas um gasto, mas sim um investimento.

Se fizermos uma estimativa, o tempo de retorno do investimento pode variar entre 5 e 8 anos e como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, mesmo que demore 8 anos para ter retorno do valor investido, você terá mais de 17 anos de energia gratuita, ou seja, é possível usufruir dos benefícios do sistema fotovoltaico por um longo período de tempo depois de ele já ter sido pago.

Como vimos, são muitos os benefícios da energia solar e os retornos são garantidos. Então, que tal solicitar um orçamento personalizado para o seu negócio ou sua casa?

Você pode conferir quantas placas seriam necessárias para o seu consumo, além da economia mensal que você poderá obter com o sistema. Faça agora mesmo seu orçamento através do (71) 9 9633-0099 (WhatsApp) ou visite nossa loja na Rua Ursicino Pinto de Queiroz, na ladeira da Para Todos, em Santo Antônio de Jesus.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia