Tudo o que você precisa saber sobre energia solar

Para você que busca sobre o que é energia solar para seu trabalho escolar ou quer entender mais sobre sua definição, tecnologias e benefícios, o Portal Solar tem todas as informações que você precisa.
Em resumo, a energia solar é a energia em que a fonte é a luz solar, sendo uma energia alternativa e sustentável e podendo ser utilizada tanto para geração de eletricidade (pela energia fotovoltaica) quanto para aquecimento de água (com a energia solar térmica).

Qual a definição de energia solar?
A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

O conceito de energia solar é comumente associado à energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. Portanto, pode-se dizer que energia solar e energia fotovoltaica são a mesma coisa.

Na energia solar fotovoltaica, quando a luz do sol é captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

As principais características da energia solar são:

  • Proveniente da energia luminosa do Sol;
  • Ser uma energia renovável, alternativa e sustentável;
  • Não gerar resíduos, sendo considerada uma energia limpa;
  • Possuir uma fonte de energia gratuita, tornando a energia gerada mais barata;
  • Gerar economia de até 95% na conta de luz;
  • Possuir uma vida útil de mais de 20 anos, com baixa necessidade de manutenção.

Para que serve a energia solar?
A energia solar serve para diversas funções, pois utiliza o sol como fonte de energia, portanto é uma forma limpa e sem danos à natureza de se gerar energia elétrica com um grande aproveitamento, sendo o calor e a luz solar como umas das fontes mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo.

Como o sol pode funcionar como fonte de energia?

O sol pode funcionar como fonte de energia para geração de energia elétrica por meio da energia fotovoltaica; no aquecimento de líquidos com a energia solar térmica; e em usinas solares de grande porte.

A energia fotovoltaica utiliza placas solares para captar a luz do sol, gerando eletricidade, enquanto a energia solar térmica utiliza o sol como fonte de energia para aquecer líquidos.

Qual é o potencial da energia solar?

A energia do sol é considerada como inesgotável do ponto de vista humano. O potencial da energia solar é excepcional em comparação com todas as outras fontes de energia.

Veja abaixo o potencial da energia solar em comparação com as outras fontes de energia. Nessa imagem, vemos o potencial anual das energias finitas e das energias alternativas, que são consideradas renováveis.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia