Cirurgia para varizes: procedimento a laser já pode ser realizado em Santo Antônio de Jesus

Além de serem esteticamente desagradáveis para muitas pessoas, em alguns casos as varizes também são um incômodo pela dor que elas provocam. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com esse problema, tratamentos modernos tem se tornado cada vez mais acessíveis. É o caso do endolaser, uma técnica já realizada mundialmente, obtendo resultados seguros, e que agora chega a Santo Antônio de Jesus.

A médica Mariana Terra, do Hospital e Clínica Santo Antônio, explica que casos mais simples podem continuar sendo tratados pelos métodos convencionais. “A gente classifica as varizes em seis graus. O primeiro grau seria aquelas “arainhas” nas pernas, as telangiectasias , que recebem tratamento ambulatorial. Essas são varizes dérmicas, de fácil tratamento. Elas são esteticamente feias, mas não causam nenhum problema mais grave”.

Porém, em casos mais complexos o recomendado é a cirurgia a laser, procedimento que já pode ser realizado na cidade. “O equipamento que a clínica Santo Antônio adquiriu é um específico para operar casos mais graves de varizes. É recomendado para pacientes que já tem alguma alteração de safena, com modificações na pele, e que não seria possível a aplicação de um tratamento convencional”, explica a médica.

Indicações

Assim, o procedimento com laser possui algumas indicações. A principal delas é para os casos de pacientes que têm alterações das veias safenas. “Na cirurgia tradicional era feita uma incisão na virilha, o paciente toma cinco ou seis pontos e a recuperação é mais incômoda. Como a safena é praticamente arrancada, a dor local e os hematomas são inevitáveis”.

Já com o laser, o tratamento é menos agressivo e a recuperação é muito mais rápida. “É passada uma fibra por dentro da veia, que a seca. A cirurgia é feita só com sedação e anestesia local e o pós-operatório é muito mais fácil”.

A médica Mariana Terra explica ainda que o laser é eficaz no tratamento de pacientes que já se encontram com varizes em seus últimos graus (grau 4, 5 ou 6), quando já há alterações da pele (pele endurecida na região do tornozelo, pele escura, com varizes maiores) ou até casos de úlcera na perna. Esses pacientes seriam praticamente inoperáveis no método convencional .

Pós cirurgia

Muitos têm receio de passar por uma cirurgia por conta das consequências deixadas pelos procedimentos. Com o tratamento a laser, essas decorrências podem ser minimizadas, pois há menos lesões no corpo, como afirma Mariana Terra. “Todo hematoma pigmenta a pele, por depositar ferro, e se o paciente tomar sol. Com o laser há uma diminuição na quantidade de hematomas. O resultado estético é melhor, pois há menos chances de manchas na perna”. Além disso, com esse tipo de procedimento evita-se dois cortes (o da virilha e o do tornozelo) e o paciente pode voltar andando pra casa após a sedação. “ O tratamento é mais rápido, o resultado é mais bonito e a recuperação é mais confortável”, conclui.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia