Gasolina não para de subir e motos elétricas viram a melhor opção para você economizar; conheça a Voltz em Santo Antônio de Jesus

Imagem: Thomaz Japiassú/Refresh

As motocicletas elétricas ainda são pouco comum no Brasil, mas, pouco a pouco, esses veículos vão se firmando como soluções que mesclam praticidade, sustentabilidade e até mesmo economia. O “abastecimento” é muito mais barato e já existem isenções de impostos como o IPVA em alguns estados.

Em Santo Antônio de Jesus as motocicletas Voltz ficam localizadas no estacionamento do Supermercado Hiper do Galinho. Você pode fazer o test-drive de Segunda à Sexta das 9h às 19h e aos Sábado das 9h às 13h na Voltz Santo Antônio de Jesus

Alternativa no pós-pandemia

Recentemente, uma publicação do Estadão apresentou as vantagens para os consumidores que apostam em motocicletas elétricas como modal promissor – para além do modismo como “brinquedos de luxo”.

Nesse cenário, tanto as motos quanto as scooters elétricas aparecem como alternativas eficientes com baixo impacto ambiental, mas o preço e as formas de pagamento infelizmente ainda deixam a maioria dos brasileiros sem acesso ao modal.

O CEO da Hitech Electric – empresa que desenvolveu o primeiro carro autônomo elétrico do Brasil –, Rodrigo Contin, é um dos empresários que veem o momento atual como uma “oportunidade para a micromobilidade elétrica”, apostando que menos veículos nas ruas são “benéficos para a qualidade de vida nas cidades”. Isso sem falar do temor trazido pelo transporte coletivo com a aglomeração de passageiros.

Investimento em produção

No final de junho, a Hitech inaugurou uma plataforma de e-commerce com portfólio que inclui scooters e motos elétricas. Outro reflexo do aumento na produção de unidades elétricas no mercado de duas rodas é a expansão da Voltz Motors, que possui lojas em sete cidades do Nordeste e uma fábrica em Pernambuco, já com planos de abrir uma loja na capital paulista em agosto e de transferir sua produção para a Zona Franca de Manaus em 2021, ampliando a capacidade produtiva para 22 mil motos por ano.

A reportagem citada traz ainda o interessante número de mil unidades vendidas do modelo da Voltz EV1, em comercialização desde novembro de 2019. Os valores variam de R$ 9 mil a R$ 15 mil, incluindo as scooters.

Scooters na Europa

Quando a gente fala em scooter, se lembra na hora das ruas de Roma e de outras grandes cidades europeias. Em relação às scooters elétricas, além da capital italiana, outras cidades da Espanha, França e Portugal foram tomadas por scooters elétricas, para turistas ou pessoas viajando a negócios, que não desejam ficar paradas no trânsito, ou encarar os metrôs. A eCooltra, de Barcelona, surfa nessa onda oferecendo descontos na primeira locação, e da Ride Yego – já aluguei, é excelente e bem “descolada”…

Menos manutenção

Os baixos gastos com a manutenção das motos elétricas também são elencados como vantagens ao consumidor. “Só é preciso trocar pneus e pastilhas de freio. Não tem óleo do motor, líquido de arrefecimento nem corrente de transmissão para lubrificar”, enfatiza Contin.

A maior preocupação, no entanto, é com a vida útil da bateria de lítio portátil, tida como o coração das motos elétricas. Contin explica que as baterias de lítio dessas motos elétricas costumam durar 2 mil ciclos completos de recarga, ou seja, cerca de 120.000 km rodados. O preço de uma bateria nova gira em torno de R$ 4.500.

O mercado está se adaptando a essa nova realidade das “duas e quatro rodas elétricas”, com ajustes que já se mostram necessários, bem como o feedback dos clientes. Um desses exemplos abrange as formas de financiamento. Quem quiser trabalhar com preços e condições nada realistas para os tempos de crise econômica vai afastar uma parcela significativa do mercado que opta pelas motocicletas.

*TecMundo

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