Ações itinerantes e lives marcarão o São João em SAJ; ‘estamos dialogando uma possível participação de Bell Marques’, diz secretária

Imagem: Reprodução

Os festejos juninos em vários municípios baianos foram cancelados em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus. Grandes eventos e festas culturais a exemplo do São João, Carnaval e micaretas não acontecem desde o ano passado, quando o vírus começou a se propagar.

Em Santo Antônio de Jesus, onde o São João é uma grande festa e tida como uma das maiores do recôncavo, mais uma vez adiou a festividade.  Em contrapartida, a Prefeitura Municipal alinhada à Secretaria de Cultura, planeja ações para manter vivas as referências culturais da tradicional festa junina como shows de forró com artistas locais em formato virtual.

A apresentação do cantor Bell Marques está sendo ventilada e de acordo com a secretária Silvia Brito em entrevista ao Programa do Valente, a prefeitura está dialogando com a assessoria do artista.

“Começamos a dialogar com os empresários, no sentido de manter a tradição, lembrando o Forro do Lago, mantendo Santo Antônio de Jesus como referência, como uma ação de marketing e potencializar o festejo no ano que vem. Ainda é uma tratativa”, revelou.

Silvia Brito pontuou que a possível participação de Bell Marques, seria mantido com patrocinadores do próprio cantor e salienta que na atual conjuntura, não há possibilidade de pagar um cachê para o artista. Ainda conforme a secretária, o evento virtual de Bell terá recursos próprios de patrocinadores privados. A parceria da prefeitura com o artista mira no fortalecimento do São João do próximo ano buscando manter em evidência a força do “Maior e Melhor São João da Bahia”.

“Ainda teremos uma reunião onde será avaliada a proposta e se o cantor acha viável sua participação. Não haverá um investimento financeiro, mais estrutural”, explica.

Apesar da festa do São João não acontecer, o festejo não passará em branco, a secretaria irá promover um pequeno cenário, um ‘marco cultural’, ações itinerantes no Centro e em diversos bairros da cidade.

“Um trenzinho passará em alguns bairros tocando forró. Dançarinos de quadrilha também participarão. Tudo isso foi pensado de forma que não se aglomere pessoas em locais públicos. Tudo isso para valorizar a cultura e os nossos artistas, para que não fiquemos apagados culturalmente”, esclareceu.

Além das ações itinerantes, um concurso da melhor música de forró também estão previstas no conjunto de iniciativas.

“O concurso da melhor música já é uma tradição desde 2016 e iremos manter. Mesmo não tendo a festa, propriamente dita, iremos fazer o concurso da melhor música que fale de esperança no São João, para que ano que vem tenhamos mais saúde, alegria e celebração. Esperamos que os compositores comecem a preparar suas músicas”, fala.

As regras do edital do concurso da melhor música do São João em Santo Antônio de Jesus será publicada no Diário Oficial do Município.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia