SAJ: UFRB inaugura laboratório para diagnóstico de casos de Covid

Foto: divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) em Santo Antônio de Jesus inaugura na próxima segunda-feira (5) o Laboratório de Diagnóstico Molecular da Covid-19. O espaço, instalado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), vai dispor de equipamentos e insumos necessários ao funcionamento, e nele vão ser feitos testes de diagnóstico por RT-qPCR – técnica padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quando tiver a capacidade máxima instalada, o Laboratório poderá realizar testes clínicos de até cento e cinquenta amostras diárias. Para agilizar a implantação do Laboratório, a UFRB ampliou e adaptou a estrutura do Laboratório de Virologia, já existente em Santo Antônio de Jesus. Esse Laboratório já atuava na realização de projetos de pesquisa e extensão em diarreias virais e HPV, o papilomavírus humano, infecção sexualmente transmissível em homens e mulheres. Entre os equipamentos especializados que a UFRB adquiriu estão: extrator automatizado de RNA e DNA (sistema automatizado que realiza procedimento utilizando micropartículas magnéticas); cabines de segurança biológica (usadas como contenção primária no trabalho com agentes de risco biológico, minimizando a exposição do operador, do produto e do ambiente).

Além de quantificador de DNA tipo Nanodrop (equipamento que quantifica a concentração de DNA, RNA e proteínas nas amostras), entre outros. Segundo o professor e pesquisador Fernando Vicentini, com esses equipamentos e insumos, a equipe do Laboratório pode “extrair o ácido nucléico de qualquer vírus e de todos os seres vivos e pode-se realizar a técnica do diagnóstico molecular da COVID-19, a partir da técnica de PCR em tempo real”, disse. A inauguração do Laboratório terá transmissão às 15h desta segunda, pela TV UFRB.

*BN

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia