Prefeitura de SAJ emite nota de esclarecimento sobre critérios de divulgação de mortes por Covid-19

Após uma denúncia de familiares, divulgada no Blog do Valente, a respeito de que uma idosa santoantoniense que veio a óbito por covid-19 ser registrada como residente na cidade de Candeias, a prefeitura de Santo Antônio de Jesus emitiu uma nota de esclarecimento sobre critérios de divulgação das mortes em decorrência do vírus. Segundo informa em nota, não existe omissão, obscuridade ou contradição de quaisquer informações referente à COVID-19 ou mortes em decorrência da doença.

Em contato com o Blog do Valente, a filha da idosa Maria dos Reis Santana Almeida, 76 anos, informou que sua mãe nasceu e sempre morou em Santo Antônio de Jesus, no bairro Urbis 2. Maria dos Reis estava internada no Hospital de Campanha em Salvador e foi a óbito no dia 09 de maio.

De acordo com a prefeitura, os dados sobre óbitos em decorrência da covid-19, necessitam passar por uma série de critérios e preenchimento de atestado e declaração de óbito e só assim, ser lançada no boletim epidemiológico municipal.

A prefeitura ressalta ainda que por haver incompatibilidade de endereço o Núcleo Regional de Saúde foi acionado pela Vigilância Epidemiológica do município para que fosse feito a retificação e só então ser lançado como dado de estatística em seu boletim.

“Assim que a Declaração de Óbito retificada pelo hospital responsável for encaminhada para à VIEP, o óbito será lançado no boletim do município, levando em conta o compromisso técnico-cientifico da equipe profissional”, diz nota.

Confira nota na íntegra:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SANTO ANTÔNIO DE JESUS

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus através da Vigilância Epidemiológica (VIEP) vem a público esclarecer que não há qualquer omissão, obscuridade ou contradição de quaisquer informações referente à COVID-19, principalmente relacionada a ÓBITOS.
Infelizmente, alguns meios midiáticos locais circularam informações sem apuração dos fatos.

Informamos que existem critérios para o lançamento dos óbitos no boletim diário municipal, sendo necessário o recebimento da Declaração de Óbito (DO) corretamente preenchida/atestada pelo profissional médico, e posteriormente, as informações entram no sistema como dados do município.

Informamos que o óbito ocorrido no dia 09/05/2021 no Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, paciente do sexo feminino, 76 anos, com comorbidades associadas, não foi divulgado no boletim municipal pois o preenchimento da DO realizada pelo hospital estava incorreto, constando um outro município de residência. Imediatamente o Núcleo Regional de Saúde foi acionado pela VIEP municipal, a viabilizar junto ao município de ocorrência a retificação dos dados, sendo que esse processo não é imediato, e pode levar alguns dias.

Assim que a DO retificada pelo hospital responsável for encaminhada para à VIEP, o óbito será lançado no boletim do município, levando em conta o compromisso técnico-cientifico da equipe profissional.

Santo Antônio de Jesus, 12 de maio de 2021.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia