SAJ: Jovem de 26 anos morre após diagnóstico de meningite fúngica

Foto: Arquivo Pessoal

Santoantoniense de 26 anos morre na tarde desta quinta-feira (20), após ser diagnosticado com meningite fúngica. Rafael de Andrade Souza Lírio, residia no bairro Maria Preta, era filho do casal Ari e Rosana e sobrinho de Augusto do Posto Bahia.

De acordo com o Tribuna do Recôncavo, Rafael teve morte encefálica no dia 18, mas no dia seguinte, foi constatada atividade cerebral, após a realização do eletroencefalograma. O óbito foi confirmado ontem.

 “Foram dias tensos, mas no coração de minha família pudemos sentir a oração de cada um de vocês… Quero agradecer a todos na certeza que no colo da grande mãe Rafael deitou-se e segue protegido e amado por todos nós”, disse a mãe do jovem.

 

Saiba o que é meningite fúngica

A meningite fúngica é uma doença infecciosa causada por fungos, que se caracteriza pela inflamação das meninges, que são membranas que se localizam em torno do cérebro e da medula espinhal, podendo levar ao surgimento de sintomas, como dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos.

Este tipo de meningite é muito raro, mas pode ocorrer em qualquer pessoa, principalmente naquelas que estão imunocomprometidas.

Possíveis causas

A meningite fúngica é causada por uma infecção por fungos, e acontece quando essa infecção se espalha para o sangue e atravessa a barreira hematoencefálica, para dentro do cérebro e da medula espinhal. Embora seja rara, essa condição tem mais probabilidade de ocorrer em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com HIV, pessoas que estão a fazer tratamentos para o câncer ou com outros medicamentos, como imunossupressores ou corticoides.

Geralmente, os fungos causadores da meningite fúngica pertencem à espécie Cryptococcus, que podem ser encontrados no solo, em dejetos de aves e madeira em decomposição. Porém, outros fungos podem estar na origem da meningite, como é o caso do Histoplasma, Blastomyces, Coccidioides ou Candida.

Quais os sintomas

Os sintomas que podem ser causados pela meningite fúngica são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor ao flexionar o pescoço, sensibilidade à luz, alucinações e alterações da consciência.

Em alguns casos, se a meningite não for adequadamente tratada, podem surgir complicações, como a ocorrência de convulsões, danos no cérebro ou mesmo morte.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico consiste na realização de exames de sangue, exames ao fluido cefalorraquidiano e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, que permitem visualizar possíveis inflamações em torno do cérebro. (tua saúde)

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia