Junho é mês de festa em todo o Nordeste; confira os locais

Os nove estados do Nordeste se transformam em território da folia durante o mês de junho. Neste período, Santo Antonio São João e São Pedro são reverenciados com festas em centenas de municípios da região. Em 2019, os festejos coincidem com o feriado de Corpus Christi e prometem ser ainda maiores com muito forró, comidas típicas, fogos de artifício, bebidas temáticas e elementos como fogueiras, quadrilhas juninas e apresentações culturais.

As cidades de Caruaru, no agreste de Pernambucano, e Campina Grande, na Paraíba, fazem um capítulo à parte na disputa pelo título de principal evento, mas é na Bahia que as homenagens aos santos católicos ocorrem em maior número. São mais de 300 cidades fazendo forró no período que vai de 1 de junho a 10 de julho.

Estados como Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Piauí também fazem bonito nesta época do ano. Veja as principais festas da região e programe-se!

Campina Grande

Na cidade paraibana os números impressionam. Em 31 dias de festa, são mais de 1,8 mil atrações como quadrilhas, festivais gastronômicos, vila do artesão e elementos folclóricos. Além disso, mais de 5 mil artistas realizam shows nos diversos palcos armados para os festejos. No principal, grandes nomes da música fazem a festa para moradores e turistas que lotarão a cidade até o dia 7 de julho: Kátia Cilene (ex-Mastruz), Walkyria Santos, Elba Ramalho, Santanna, o Cantador, Gustavo Lima estão entre os artistas que fazem parte da programação oficial.

festa junina: Campina Grande, na Paraíba:
CAMPINA GRANDE, NA PARAÍBA: 31 DIAS DE FESTA | DIVULGAÇÃO

Caruaru

Imortalizada nos anos 1970 numa canção do grupo Trio Nordestino como “A capital do forró”, a cidade de Caruaru, no agreste de Pernambucano, realiza um dos maiores festejos juninos do Nordeste. Até 29 de junho, centenas de grandes atrações passarão pelo palco principal dos festejos, montado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Fulô de Mandacaru, Alcymar Monteiro, Mastruz com Leite, Dorgival Dantas, Jorge de Altinho, Xand Avião e Waldonys são alguns dos nomes confirmados na grade das festas juninas de Caruaru. Além dos grandes shows, o turista pode conferir o forró tradicional realizado no Alto do Moura, o festival de comidas gigantes com mais de 40 iguarias, o rico artesanato local e as apresentações de bacamarteiros (homens que carregam espingardas de festim) e quadrilhas juninas comandados pelo experiente Didi Caruaru.

Caruaru realiza um dos maiores festejos juninos do Nordeste
CARUARU REALIZA UM DOS MAIORES FESTEJOS JUNINOS DO NORDESTE | RAFAEL LIMA

Petrolina

A cidade pernambucana, localizada próxima à baiana Juazeiro, no Vale do São Francisco, fará uma grande festa junina entre os dias 14 e 23 de junho. Os shows ocorrerão no pátio de Eventos Ana das Carrancas. Segundo a prefeitura, cerca de 700 mil pessoas são aguardadas para os festejos de São João da cidade. Na grade de eventos juninos haverá ainda o Concurso de Ruas Ornamentadas, no dia 23 de junho, e o Forró da Espora, dia 29. Já no dia 30 de junho, a Missa do Vaqueiro fecha a programação trazendo fiéis e romeiros de diversos lugares do Nordeste. Entre as atrações confirmadas, podemos destacar Mano Walter, Wallas Arrais, Magníficos, Jorge de Altinho, Elba Ramalho + Geraldo Azevedo, César Menotti & Fabiano, Maciel Melo, Solteirões do Forró, Jonas Esticado, Saia Rodada e Cavaleiros do Forró, dentre outros.

Bahia

A Bahia é um capítulo à parte nas comemorações dos festejos juninos. Com mais de 300 municípios em festa, o estado é o maior mercado de forró do País nesta época do ano, com uma maciça participação de músicos locais e também de outros estados neste período. Veja algumas das festas mais tradicionais do Estado!

Amargosa
Localizada a cerca de 260km de Salvador, a cidade tem uma das festas mais badaladas da Bahia. Além da apresentação de grandes artistas como Xand Avião, Geraldo Azevedo, Targino Gondim, Dorgival Dantas e Chambinho do Acordeon, Amargosa também conta com uma vila junina, que é uma réplica dos seus principais cartões-postais, espaço de artesanato e um corredor gastronômico com iguarias como milho, pamonha, bolos diversos e a carne de sol com macaxeira, um dos pratos mais tradicionais da região, e um arrasta-pé na Zona Rural, que atrai centenas de pessoas. O São João do município acontece de 19 a 24 de junho. É em Amargosa que também ocorre o badalado Forró do Piu Piu, festa privada que reúne grandes nomes da música brasileira.

nordeste-festas-juninas-AMARGOSA_MARCO_PEIXOTO
AMARGOSA: CIDADE TEM UMA DAS FESTAS MAIS BADALADAS DA BAHIA | MARCO PEIXOTO

Cruz das Almas 
Famosa no passado por conta das guerras de espadas (fogos de artifício que lembram as armas vistas nos filmes da série Star Wars), a cidade, localizada a 150km de Salvador, hoje é considerada um dos maiores polos forrozeiros do Nordeste. O palco principal é montado na praça Sumaúma e terá apresentações de Flávio José, Mestrinho, Trio Nordestino, Mastruz com Leite e Limão com Mel. E por falar em forró, a programação da cidade será 24 horas de atrações no Espaço Cultural, na Praça Senador Temístocles, que também abriga o Circuito Oton Silva. Quadrilhas juninas, desfiles e apresentações de grupos regionais também integram a programação, que acontece de 21 a 24 de junho.

Senhor do Bonfim 
Nem a distância da capital – cerca de 380km – faz com que o município de Senhor do Bonfim seja um dos mais procurados para o período de São João. Conhecida como a “Capital Baiana do Forró”, a cidade terá cinco dias de muita festa (20 a 24 de junho) e este ano homenageará o cantor e compositor paraibano Flávio José. Entre as atrações confirmadas estão Dorgival Dantas, Fulô de Mandacaru, Adelmário Coelho e Calcinha Preta, dentre outros nomes nacionais e regionais. Além do palco principal, há ainda o Forró na Feira, o palco da Praça Nova do Congresso, o Trem do Forró, desfiles de bloquinhos e o Forró do Sfrega, evento privado que reúne milhares de pessoas durante três dias e conta com atrações regionais e nacionais.

Santo Antonio de Jesus
Conhecida como a Capital do Recôncavo Baiano, por conta da força do comercio local, a cidade de Santo Antonio de Jesus realiza uma das maiores festas juninas do país. Localizado a 190km de Salvador, o município será palco, de 20 a 24 de junho, de uma grande festa com nomes de peso como Simone e Simária, Wesley Safadão, Elba Ramalho, Limão com Mel, Solange Almeida, Adelmário Coelho e Saia Rodada. Com uma boa oferta de hotéis, Santo Antonio de Jesus espera um movimento diário de 100 mil pessoas em sua praça principal. Em 2019, o tema dos festejos juninos é “Viva o Nordeste Brasileiro” e serão mais de 250 horas de shows em dois palcos principais com 30 atrações e mais de 100 barracas com comidas e bebidas típicas.

Euclides da Cunha 
Com uma forte tradição junina, o município de Euclides da Cunha fica a 300km de Salvador r festejará o São João entre 21 e 24 de junho com uma intensa programação. Além da ornamentação que remete aos pequenos arraiais, a cidade conta com o Forródromo, espaço que reúne milhares de pessoas para acompanhar atrações como Alcymar Monteiro, França, Gatinha Manhosa, Rennan Mendes, dentre outros. Fora da festa, outra atração da região é o bode, iguaria presente na maioria dos restaurantes da cidade. Apresentações de quadrilhas e barracas de comidas e bebidas típicas fazem a alegria da galera.

Serrinha
Cidade conhecida pela força da sua festa de vaquejada, Serrinha, localizada a 180km de Salvador, também promove um grande festejo junino. Um dos grandes momentos da festa será a apresentação de uma orquestra de sanfoneiros que leva o nome do município. Grandes nomes do forró também integram a programação como Limão com Mel, Xand Avião, França e a banda cearense Caviar com Rapadura também compõem a programação. Famosa pelas noites frias de inverno, com temperatura de até 18º graus, o que para o Nordeste dá uma sensação de Polo Norte, Serrinha também tem apresentações de quadrilhas juninas e desfiles da rainha e princesas da sua vaquejada. Lá, o forró vai até o dia raiar.

Ceará

Maracanaú
Com um grande festival de quadrilhas juninas, realizado em espaço batizado Quadrilhódromo, e atrações como Xand Avião, Wesley Safadão e Anitta, o município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, realiza uma grande festa. De 6 a 22 de junho, a festa terá a tradicional cidade cenográfica, que vai reunir restaurante, tapiocaria, engenho, fazendinha, barbearia, igrejinha, bodega, xilindró, lambe-lambe, museu, artesanato, boteco, um cinema exibindo filmes que representam a riqueza da cultura nordestina, dentre outros atrativos. A programação também inclui a presença de mais de 500 artistas regionais como músicos e humoristas, além do tradicional casamento matuto, bem como violeiros, repentistas, forró pé de serra, literatura de cordel, danças folclóricas, clássicas e contemporâneas, apresentações teatrais, intervenções circenses e desfile do pau de Santo Antônio, além de um casamento coletivo.

MARACANAÚ, NA GRANDE FORTALEZA: FESTA TERÁ A TRADICIONAL CIDADE CENOGRÁFICA | DIVULGAÇÃO

Rio Grande do Norte

Mossoró
Na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, os festejos juninos vão de 9 a 29 de junho com atrações conhecidas em todo o Brasil. São vários os circuitos da festa, que tem a Estação das Artes Elizeu Ventania, que receberá Wesley Safadão, Dorgival Dantas, Lagosta Bronzeada, Fagner, Alceu Valença, Sirano e Sirino e Waldonys, dentre outros artistas e bandas; O Boca da Noite, que terá uma apresentação de Elba Ramalho, o Cidadela e espaços como os polos da Cultura Popular e São João, Anima Chuva e Memorial da Resistência. A cidade já está toda decorada para receber os grandes nomes da música e os festivais de violeiros, sanfoneiros, coco e emboladas, além das quadrilhas juninas. Ainda há o espetáculo teatral ao ar livre conhecido como Chuva de Balas, que retrata a expulsão de Lampião e seu bando de Mossoró no início do século XX.

MOSSORÓ: FESTEJOS JUNINOS VÃO ATÉ 29 DE JUNHO | DIVULGAÇÃO

Maranhão

São Luís
Na capital do Maranhão, o forró dá espaço para o bumba-meu-boi e a festa acontece em diversos pontos. As prévias do São João ocorrem no Arraial da Praça Nauro Machado nos dias 14 e 15 de junho. O mesmo local volta a receber maranhenses e turistas nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho. Parte da programação principal é realizada na tradicional Praça Maria Aragão, entre os dias 19 e 30 deste mês. De acordo com o governo do Maranhão, o evento junino deve reunir mais de 400 grupos ou artistas selecionados, incluindo grupos de Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Danças Regionais e Grupos Alternativos, além de músicos.

EM SÃO LUIS, FORRÓ DÁ ESPAÇO PARA O BUMBA-MEU-BOI | DIVULGAÇÃO



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia