Sexo: A masturbação faz mal à saúde? Especialista explica

Durante muito tempo, a masturbação – manipulação da região genital, seja pelo toque ou com o auxílio de objetos que, normalmente, resulta em prazer erótico – foi classificada como um mau comportamento, e esse conceito errôneo sobre o “prazer solitário” foi transmitido por gerações. Em entrevista ao Levante a Voz, da Andaiá FM, nesta terça-feira (12) a doutora em química, pesquisadora em orgasmo e professora da UFRB, Carine Oliveira, conversou e tirou dúvidas sobre o tema .

Confira a seguir alguns mitos esclarecidos pela especialista:

A masturbação faz mal à saúde?

– Não. A masturbação é algo fisiológico, natural. É uma oportunidade de auto conhecimento. Porém, se o indivíduo deixa de fazer suas atividades cotidianas pra se masturbar, isso passa a ser uma questão patológica. O interessante é que se pratique a masturbação sem se abrir mão da rotina. Mas não traz nenhum problema de saúde.

Uma mãe afirma que tem percebido que seu filho adolescente está emagrecendo. Isto está associado à masturbação? 

– É natural que o adolescente passe a ter uma alimentação e o sono alterado nessa fase. Não necessariamente a masturbação estaria relacionada ao fato dele ter perdido o apetite ou emagrecido.

Há casos de meninos e meninas que começam precocemente a se masturbar. Isso é algo a se preocupar?

– A criança se toca no nível da descoberta, embora eu já tenha lido casos de crianças que começam a ter orgasmo com 5 anos. O que se tem que entender é que a concepção de orgasmo de uma criança não é a mesma de um adulto, que está alí desejando uma outra pessoa. Uma criança descobre que tem um órgão e começa a se tocar. Ela não está buscando o prazer, e sim a descoberta. A mãe não pode reprimir a criança quando ela está descobrindo seu corpo, para que quando adulto, ela não tenha uma visão distorcida do sexo.

O homem que se masturba com frequencia pode ter impotência sexual?

– Não. A impotência pode ser provocada por perdas, estresses, questões mal resolvidas, ou por questões patológicas, como o diabetes.

 

Blog do Valente

 

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia