HRSAJ estimula prevenção do câncer de mama em campanha Outubro Rosa

Em adesão ao movimento internacional Outubro Rosa, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, na terça-feira (23), programação temática para colaboradores da unidade. Celebrada anualmente, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, contribuindo para a prevenção e consequente redução da mortalidade.

Com abertura realizada pelo diretor técnico da unidade, Antônio Carlos Neto, e pela gerente de enfermagem, Edna Aquino, o evento expôs o que é o câncer de mama, os desafios da doença, a vulnerabilidade de mulheres que convivem com o câncer e a superação de quem conviveu com a doença.

Na ocasião, a palestrante Marta Sanches compartilhou a sua história de superação do câncer de mama. “Eu fui mutilada, perdi uma mama, mas não perdi a fé. A minha fé está mais forte, a minha fé está vibrante, a minha fé me fez uma pessoa melhor”, contou.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, sendo o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos estão entre as principais formas de prevenção, além de realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, para diagnóstico do câncer antes que seja sintomático.

*Ascom HRSAJ



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia