Dr. Agenor Afonso explica a diferença entre ronco e apneia do sono

O quadro Viver Melhor do Programa do Valente abordou nesta terça-feira, 19,  uma temática muito interessante, a apneia do sono.

Dr. Agenor Afonso, especialista em sono e apneia sono ,  explicou a diferença entre ronco e apneia.  “O ronco é uma manifestação que a pessoa que tem apneia pode apresentar. Roncar é  o som que se percebe passando pelas vias  respiratórias comprimidas, mas nem todas as pessoas que rocam, ao fazer o exame, não significa que tenham apneia do sono, mas se ronca, é  provável que se detecte a apneia do sono”, disse o médico,

Há pessoas que só rocam apenas quando comem ou bebem muito. “Porque são condições que criam um relaxamento na musculatura lisa, na musculatura do brônquio, nos tubos que levam ar para o pulmão causando um relaxamento e saí esse som”, salientou.

Já apneia do sono é um distúrbio neurológico considerado uma doença sistêmica, ou seja, tem repercussão em praticamente todos os órgãos, principalmente a parte cardíaca  e endocrinológica . “ A apneia do sono é a pessoa parar de respirar por 10 segundos várias vezes na noite, uma média de 35 vezes”, detalhou.Ele ainda disse que esse distúrbio pode desenvolver várias doenças cardíacas, como arritmias, infarto no miocárdio, uma tendência au ao AVC e a síndrome metabólica,  que aumenta peso enquanto dorme.

O médico orientou fazermos uma orientação leve durante à noite para um sono tranquilo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia