Oitavo caso do novo coronavírus é confirmado na Bahia

 

 

Foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) o  oitavo caso de Covid-19 na Bahia neste domingo (15).

O paciente encontra-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução. De acordo com informações, trata-se de um homem de 49 anos, residente em Salvador, com passagens pela Alemanha e Espanha.

Em Feira de Santana, o quarto caso é o pai da doméstica que foi contaminada pela empregadora, que havia viajado para o exterior, trata-se de um homem de 73 anos.

Do total de casos, quatro foram registrados em Salvador e quatro no município de Feira de Santana. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “até o momento, todos os casos confirmados no estado foram importados ou possuem transmissão familiar, o que é uma situação diferente da encontrada em São Paulo, onde já existe transmissão comunitária, assim chamada quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais”, afirma.

Na avaliação de Vilas-Boas, há uma tendência de crescimento do número de casos ao longo dos próximos dias e todo esforço está sendo feito para que essa evolução seja gradativa e espaçada ao longo das semanas. “Medidas individuais e coletivas de contenção existem e são estimuladas, tais como a higiene regular das mãos e o distanciamento social, mas além disso, estamos preparados com hospitais de referência em diversas localidades, que possuem cerca de 600 leitos de UTI e mais de 1.700 leitos clínicos, em caso de necessidade de hospitalização”, detalha o secretário.

Os outros casos são em Feira de Santana. Na capital baiana, foram diagnosticadas: mulher, 52 anos; filha, 11 anos, que fizeram uma viagem recente à Espanha. Além disso, um homem, 72 anos, que viajou recentemente à Itália também contraiu o vírus. Ele está internado no Hospital da Bahia e evolui bem, de acordo com a assessoria da unidade hospitalar.

Com informações do BN e Sesab

 

 

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia