EUA: agência autoriza uso de medicamento para combater covid-19

A agência americana de Administração de Alimentos e Drogas (FDA, na sigla em inglês) aprovou, em caráter emergencial, o uso do antiviral Remdesivir para o combate ao novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (1º).

Segundo o governo americano, o medicamento apresentou bons resultados em testes clínicos a partir de dados da empresa farmacêutica Gilead, produtora do remédio. O antiviral não está a venda. De acordo com a agência Reuters, o vice-presidente do país, Mike Pence, disse que 1,5 milhão de doses seriam distribuídas a hospitais a partir da segunda-feira (4).

Em uma pesquisa feita com 1.036 pessoas infectadas com a covid-19, parte dos pacientes recebeu o Remdesivir e, outra parte, um placebo. O tempo de recuperação entre aqueles que tomaram o medicamento foi reduzido em 31%. Essas pessoas puderam deixar o hospital em 11 dias, enquanto as que receberam o placebo só fizeram isso em uma média de 15 dias.

Durante um pronunciamento na Casa Branca, Trump disse que o Remdesivir “é um tratamento importante para pacientes hospitalizados com o novo coronavírus”. E comentou que é “uma contribuição para as pessoas que não estão bem, pessoas doentes com essa praga horrível que atingiu nosso país”.

O anúncio sobre o medicamento, porém, não significa ainda que haja um tratamento considerado eficaz para tratar a covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o remédio ainda está em testes e, na última quarta-feira (29), o órgão decidiu não comentar sobre o uso do Remdesivir.

Fonte: Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia