Hospital Roberto Santos realiza quatro transplantes renais durante a pandemia

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, nesta segunda-feira (31), seu quarto transplante renal desde o início da pandemia da Covid-19. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 44 anos, com doença renal crônica avançada, causada por diabetes.

Habilitado para realizar o procedimento em 2018, o HGRS conta com equipe especializada para conduzir os serviços de apoio terapêutico pré, intra e pós-transplante, formada por nefrologistas, cirurgiões urológicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de farmácia. Além do transplante renal, o hospital é credenciado para realizar transplante hepático.

“Hoje, na Bahia, há mais de 800 pessoas aguardando por um transplante renal. Os motivos variam de falta de diagnóstico a desconhecimento da gravidade da doença”, explica o diretor-geral do Hospital Roberto Santos, José Admirço Lima Filho.

Segundo ele, ao avaliar o cenário, a gestão optou por implantar, nos últimos dois anos, projetos focados na díade tratamento-prevenção: “ao mesmo tempo em que abrimos o programa de transplantes do HGRS, inauguramos um hospital-dia dentro da instituição, que já conseguiu reduzir em 83% a fila de espera para pequenas e médias cirurgias urológicas na Bahia. Assim, o paciente é operado, de maneira rápida, antes de uma possível falência do rim. É menos um a ter de se submeter ao transplante”.

Ascom HGRS



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia