PM e Hemoba iniciam Campanha de Doação de Sangue nesta terça-feira (8)

A Fundação Hemoba em parceria com a Polícia Militar lança, nesta terça-feira (8), uma campanha de doação de sangue nas 24 unidades de coleta que atendem municípios da Bahia. Com o tema “Doe uma gota de carinho”, o objetivo é sensibilizar e mobilizar tanto a tropa como a sociedade baiana a realizarem a doação de sangue para os bancos da Hemoba que se encontram em situação crítica na capital e interior da Bahia.

Durante a pandemia, os estoques de sangue até agosto de 2020 tiveram uma queda significativa, representando uma baixa de 17% de candidatos à doação e de 15% de bolsas coletadas em relação ao mesmo período de 2019. Para evitar essa constante, a Hemoba tem atendido por Hora Marcada, tem levado os Hemóveis a bairros e condomínios no intuito de facilitar o acesso das pessoas à doação de sangue e se fortalecido parcerias.

O médico hematologista e diretor da Hemoba Fernando Araújo explica que dado o cenário de pandemia e isolamento social, os números assustam especialmente pelo aumento das demandas transfusionais por além de tudo, agravamentos pela covid-19.

“Por isso, a parceria com a polícia militar ressalta o compromisso da corporação com a vida do cidadão baiano. A ação é salva vidas e faz com que honremos cada gesto solidário nesse momento”, completa.

A capitã e coordenadora do projeto do Departamento de Direitos Humanos da Polícia Militar, Janaína disse que ao tomar conhecimento sobre a queda nas doações durante a pandemia, o comando da Instituição foi sensibilizado. “Nos organizamos para mobilizar a sociedade e a tropa e, dessa forma, ajudar a restabelecer a capacidade mínima de bolsas de sangue”.

No interior

No interior, as doações podem ser realizadas nos 24 postos de coleta da Hemoba, que incluem as cidades de Feira de Santana, Camaçari, Eunápolis, Barreiras, Recôncavo da Bahia, Alagoinhas, Vitória da Conquista e outras regiões do estado.

Na capital

Em Salvador, os postos de coleta ficarão instalados na Vila Policial Militar do CAB nos dias 8 e 9/09 e na Vila Policial Militar do Bonfim nos dias 10 e 11 de setembro, das 08h às 17h. As Vilas estarão abertas à sociedade civil que quiser dar sangue, com espaço para triagem e colega nos Hemóveis.

Fonte: Portal do Servidor/ Gov.ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia