Com apoio da Reconflex, Programa Viver Melhor esclarece dúvidas sobre AVC

 

Nesta terça-feira (10), o Quadro Viver Melhor do Programa do Valente recebeu o médico, Dr. Marcos Cerqueira, para falar sobre o Acidente Cardiovascular Cerebral- AVC.

De acordo com o médico, a doença é caracterizada pela interrupção do suprimento sanguíneo para o território cerebral. “Então, o cérebro que oxigênio, nutrientes para ter o seu funcionamento normal, vai ter a privação súbita”, explicou.

Dr. Marcos explicou também que há dois tipos de AVC.

AVC hemorrágico: quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado.

AVC isquêmico: pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai “matando” as células que não recebem nutrição.

Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode apresentar dificuldade na fala, conversando de forma devagar e confusa. Alterações sensitivas, como cegueira, mudanças nos níveis de consciência, sonolência e confusão mental também aparecem. São registradas ainda queixas de dor de cabeça repentina, aumento de pressão intracraniana e náuseas e vômitos.

Veja a entrevista completa:

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/378456926809259



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia