Rússia avisa OMS sobre nova transmissão de gripe aviária para humanos

Foto: Divulgação

A Rússia reportou para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o primeiro caso de transmissão de uma nova cepa do vírus da gripe aviária em humanos. O anúncio foi feito neste sábado (20) por Anna Popova, chefe da agência russa de vigilância sanitária, Rospotrebnadzor.

Chamada H5N8, essa variação do vírus influenza foi encontrada em sete funcionários de uma granja, depois que um surto de gripe atingiu o local de trabalho, ainda em dezembro. A diretora da Rospotrebnadzor afirmou que não há nenhum indício de que o vírus tenha sido transmitido entre humanos, o que indica uma infecção direta pelo contato com os animais. Ela salienta que o caso está controlado.

Mutações de vírus são bastante comuns, e a OMS acompanha de perto, com a ajuda de agências nacionais. Essas alterações ocorrem com frequência e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível. Surtos da cepa H5N8 foram relatados na Rússia, Europa, China, Oriente Médio e Norte da África nos últimos meses, mas apenas em aves.

Uma outra cepa do vírus influenza, conhecida como H5N1, também encontrada em aves, já se mostrou transmissível para e entre humanos. Segundo a OMS, além dessa variante, as H7N9 e H9N2 também foram conhecidas por se espalhar para os humanos.

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia