DPE recomenda que gestantes e parturientes façam parte do grupo de risco para Covid-19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) recomendando que gestantes e parturientes sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação para Covid-19.

Entre as considerações para a recomendação, a Defensoria argumentou que estudos internacionais recentes mostram que as vacinas levam as gestantes e lactantes a produzirem anticorpos emsemelhança com mulheres não grávidas. Além disso, as pesquisas apontaram que, sem que ocorra transferência do material das vacinas, há transferência de anticorpos para os bebês pela placenta e pelo leite materno, o que reforça a importância da vacinação de lactantes como meio indireto de proteção aos bebês.

A Defensoria quer que sejam informadas as razões dos órgãos em questão caso a sugestão não seja observada. A solicitação foi encaminhada aos órgãos de Saúde na última terça-feira (16) e também foi dirigida à União dos Municípios da Bahia e ao Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde.

 

A Defensoria também argumentou que 17 Defensorias Estaduais do país, entre elas a própria DPE/BA, já recomendaram a mesma inclusão em ofício enviado ao Ministério da Saúde. No documento, os Núcleos citam que o Brasil é o país com mais mortes de gestantes por Covid-19 do mundo e que a própria pasta já havia definido, em abril de 2019, grávidas e puérperas como grupo de risco da doença.

O documento enviado ao Ministério da Saúde ressalta ainda que a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou, em janeiro deste ano, um guia apontando que as sociedades científicas recomendam que devido ao maior risco de complicações apresentado pelas gestantes, em caso de contaminação pelo coronavírus, elas devem ser vacinadas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia