Em entrevista ao Blog do Valente, cirurgião oncológico alerta sobre prevenção ao câncer de colo do útero

 

 

O mês de março é o mês de campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de colo do útero.

Em entrevista repórter Antônio Carlos, Dr. Hebert Almeida, cirurgião Oncológico, da AMO, Santo Antônio de Jesus, informou que a prevenção para esse tipo de câncer é feito através do exame ginecológico preventivo. “O exame era feito anualmente, mas houve mudança. Após dois exames normais, você pode estar fazendo a cada três anos”, explicou.

Além disso, ele lembrou que existe vacina para HPV, disponível para meninas entre 9 e 14 anos.

De acordo com o médico, o câncer de colo do útero é principal entre mulheres no Brasil, atingindo mulheres que estão na idade reprodutiva. “São mulheres mais jovens que são acometidas, porque o principal fator de risco é o HPV. Pode acontecer em mulheres mais velhas, mas , geralmente, são em mulheres mais jovens”, ressaltou.

Tipos de câncer de colo do útero

Os principais tipos de câncer de colo do útero são o carcinoma espinocelular e o adenocarcinoma.

  • 90% dos cânceres de colo do útero são de carcinomas espinocelulares. Esses cânceres se desenvolvem a partir de células do exocervice e as células cancerígenas têm características de células escamosas sob o microscópio.
  • A maioria dos outros tipos de câncer colo do útero são adenocarcinomas. São tumores que se desenvolvem a partir de células das glândulas. O adenocarcinoma de colo do útero se desenvolve a partir das células glandulares produtoras de muco do endocervice.
  • Com menos frequência estão os cânceres do colo do útero que têm características comuns aos carcinomas espinocelulares e adenocarcinomas, são os denominados carcinomas adenoescamosos ou carcinomas mistos.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia